Uma fala de Laís direcionada para Linn da Quebrada nesta sexta-feira (18), começou a correr pelas redes sociais e causou polêmica. Depois que a cantora resolveu tirar as tranças com as quais entrou no BBB22, a goiana disse preferir Lina com os cabelos naturais e usou um palavrão para se referir ao penteado anterior da artista.
Durante a madrugada, a produção liberou um cooler para os brothers. Enquanto curtiam o momento descontraído, Eslovênia e Laís elogiaram o novo look de Linn. “Eu prefiro assim. Não sei porque você veio com aquela p*rra daquela trança, está muito mais bonita assim“, disparou a médica. A cantora apenas respondeu um “Ué” diante do comentário.
lina tirou as tranças…
laís: não sei porque você veio com aquela porra daquela trança
eslo: a bagunça pertence a vocêé muito difícil elogiar sem depreciar?
pic.twitter.com/WnKVN1QZx3— ondejacyviu (@JacyCarvalho) February 19, 2022
Rapidamente, as palavras de Laís viralizaram e renderam muitas críticas à sister. A equipe de Lina resolveu se pronunciar neste sábado (19), em uma série de tuítes sobre a importância das tranças para a paulista.
“Precisamos fazer o exercício de tomar MUITO cuidado com a maneira que falamos sobre a estética de mulheres negras. Isso envolve várias camadas, principalmente quando estamos em um país racista como o Brasil. Lina entrou no programa de tranças porque se sente segura e bonita. Sem dúvidas, é também sobre ancestralidade. O cabelo e estética das mulheres negras têm histórias. Com Lina, não seria diferente“, escreveram os administradores da conta da cantora.
Lina entrou no programa de tranças porque se sente segura e bonita.
Sem dúvidas, é também sobre ancestralidade. O cabelo e estética das mulheres negras têm histórias. Com Lina, não seria diferente. pic.twitter.com/31wgDKdlGH
— Linn da Quebrada 🧜🏽♀️ (@linndaquebrada) February 19, 2022
O comunicado continuou, apontando a relação das tranças com as origens da sister: “A concepção racista em torno do uso das tranças está ligada diretamente as pessoas negras. Se estamos inseridas em um sistema que coaduna com o racismo estrutural, é necessário PENSAR antes de falar qualquer coisa pejorativa sobre o cabelo de uma mulher negra“.
“Antes de entrar no BBB, Lina ficou muito preocupada se conseguiria fazer as tranças. Realizamos quase que uma operação para que isso acontecesse, porque ela disse que só entraria se estivesse de trança. Tem um significado, sabe? Tranças essas feitas por uma outra mulher negra. Talvez, muitas pessoas estejam precisando ler Sueli Carneiro, Jurema Werneck, Patricia Hill Collins, bell hooks, Audre Lorde, Conceição Evaristo, Ana Maria Gonçalves e tantas outras mulheres negras que nos ensinaram e ensinam tanto cotidianamente“, pontuou a equipe.
“Uma prática anti-racista exige ‘disposição’ da branquitude. Nos parece que essa ‘disposição’ passa longe e se revela de maneira sutil (no pior sentido) quando o que está no centro são corpos negros. Lina, suas tranças são lindas. Seu cabelo é lindo. Você é linda“, finalizou a mensagem.
Antes de entrar no BBB, Lina ficou muito preocupada se conseguiria fazer as tranças.
Realizamos quase que uma operação para que isso acontecesse, porque ela disse que só entraria se estivesse de trança. Tem um significado, sabe? Tranças essas feitas por uma outra mulher negra. pic.twitter.com/NvalH8WVeX
— Linn da Quebrada 🧜🏽♀️ (@linndaquebrada) February 19, 2022
Uma prática anti-racista exige “disposição” da branquitude.
Nos parece que essa “disposição” passa longe e se revela de maneira sutil (no pior sentido) quando o que está no centro são corpos negros.
Lina, suas tranças são lindas. Seu cabelo é lindo. Você é linda. pic.twitter.com/pWe9XksFG9
— Linn da Quebrada 🧜🏽♀️ (@linndaquebrada) February 19, 2022
A equipe de Laís também se manifestou em um longo texto. Os administradores disseram que o trecho viralizando nas redes sociais não representa o momento completo de “afeto e carinho” entre elas, e que a intenção da médica era elogiar. Mesmo assim, eles admitiram o equívoco no discurso. “Nunca tente elogiar alguém, criticando outros pontos que para você, possa ser melhor ou não. Entendemos que Laís enalteceu a beleza natural da Linn, coisa que nenhum participante fez até então, mas ao mesmo tempo, diminuiu as tranças em uma palavra ofensiva“, escreveram.
Leia na íntegra:
“Laís minha filha, tu podia fazer jejum de silêncio, para as ADMs ter um dia de paz mulher. Pois até quando você fica 1 minuto elogiando a beleza de alguém, vão pegar e focar nos 5 segundos que você falou o desnecessário.
E foi desnecessário mesmo… Uma mulher padrão, elogiou a beleza de uma mulher negra e trans, e afirmou que queria ter o cabelo lindo igual ao dela. Enalteceu de forma natural e espontânea. Mas ao elogiar, ela acabou falando negativamente das tranças. Mesmo dizendo em seguida, que não achava feia as tranças, e sim que com cabelos naturais, Linn da Quebrada estava lindíssima, ainda sim ela errou.
Não vamos postar os 8 segundos editados e divulgado com o intuito de prejudicar a Laís, mas vamos trazer esse momento de afeto e carinho entre elas. O que vamos dizer, vale para Laís e para todos vocês. Nunca tente elogiar alguém, criticando outros pontos que para você, possa ser melhor ou não. Entendemos que Laís enalteceu a beleza natural da Linn, coisa que nenhum participante fez até então, mas ao mesmo tempo, diminuiu as tranças em uma palavra ofensiva.
Aqui não temos passada de pano para Laís, mesmo sabendo que a intenção dela não foi ofender. Mas quando se fala das tranças, ela não está falando de um penteado, ela está falando da história e CULTURA de um POVO. Sabemos que a fala dela foi no sentido de validar e fortalecer a Linn, diante do desconforto de se ver sem tranças após dois meses. Linn explicou que leva um tempo para se acostumar novamente com o cabelo natural. Natália também enfatizou dizendo que quando tirou as tranças, ficou uns 3 dias nesse processo.
Foi um momento de troca de muito afeto. Se fosse algo feito com intuito de deboche e ofensa, Linn com sua personalidade, não teria deixado passar. E ao contrário do que muitos não viram, Laís recebeu um abraço e o agradecimento pelo elogio. Vamos usar os nossos erros e falhas, para aprender e evoluir.
Erramos até tentando acertar, e tá tudo bem. O que não podemos é persistir no erro”.
Ver essa foto no Instagram