Pilotos dormem durante voo e pouso é adiado após avião passar aeroporto de destino

De acordo com o site Aviation Herald, eles conseguiram pousar após acordarem com o alarme do piloto automático

Pilotos Dormiram (2)

Que situação — e que baita susto! Dois pilotos dormiram durante um voo e perderam o momento do pouso no aeroporto de Adis Abeba, na Etiópia. O Boieng 737, da Ethiopian Airlines, viajava do Sudão com direção ao país quando o incidente aconteceu. O avião deveria ter descido, mas passou a uma altura de 11 mil metros do local certo. A situação aconteceu na segunda-feira (15).

Segundo informações do site Aviation Herald, especializado em aviação, o voo estava com pouso autorizado e em aproximação da pista de pouso, mas não desceu. De acordo com o jornal The Independent, a aeronave estava no piloto automático quando isso aconteceu. A torre de controle de tráfego aéreo tentou entrar em contato com os pilotos, sem sucesso.

Depois que o avião passou o aeroporto, um alarme de desconexão do piloto automático teria sido acionado, o que levou a tripulação a acordar. Após isso, a aeronave começou o procedimento de pouso e desceu em segurança em 20 minutos. A Ethiopian Airlines ainda não se pronunciou sobre o incidente. No entanto, os pilotos foram suspensos enquanto é aguardada uma investigação mais aprofundada do caso.

Continua depois da Publicidade

O momento em que a situação que aconteceu foi registrado pelos dados do Flightaware, site que acompanha as rotas de voos. Na imagem é possível ver a aproximação e a volta que os pilotos deram antes de pousar. Essa não é a primeira vez que casos deste tipo acontecem neste ano. O jornal italiano Repubblica relatou que, em maio, um piloto da ITA foi demitido após dormir em voo que ia de Nova York a Roma.

Pilotos Dormiram
Dados do site mostram desvio feito pelo voo (Foto: Flightaware/Reprodução)

O analista de aviação Alex Macheras alertou que esse é um problema que acontece com certeza frequência devido à exaustão. “A fadiga do piloto não é novidade e continua a representar uma das ameaças mais significativas à segurança aérea — internacionalmente. Na semana passada, os pilotos criticaram publicamente a companhia aérea de lazer do Reino Unido Jet2 por ‘recusar-se a reconhecer as preocupações com a fadiga do piloto’“, comentou ele no Twitter sobre a situação.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques