A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos. Agora, quem assume o trono é Charles Philip Arthur George, primogênito da monarca. Ao 73 anos, ele passa a se chamar Rei Charles III e já tem imediatamente funções a cumprir devido à Operação Unicórnio, plano de ação do Palácio de Buckingham. A cerimônia de posse ocorre nesta sexta-feira (9), às 11h (às 7h no horário de Brasília). Apesar disso, a coroação oficial só pode ser realizada daqui a um ano.
O Rei Charles III já tinha substituído a mãe em alguns compromissos oficiais este ano. Inclusive, em maio ela se ausentou pela primeira vez na história à abertura do Parlamento Britânico. Entre os próximos deveres reais dele, está uma audiência com o primeiro-ministro, um pronunciamento à nação e, em seguida, a primeira viagem pelo Reino Unido após assumir o cargo mais alto da realeza.
Para a linha de sucessão são levadas em consideração descendência, gênero, legitimidade e religião. Após a coroação de Charles, o primeiro lugar para o trono será ocupado pelo príncipe William, neto de Elizabeth. Com isso, ele terá o dever de apoiar o rei em seus compromissos oficiais. Depois dele, estão na linha príncipe George, de 9 anos, filho de William com Kate Middleton, e sua irmã, Charlotte, de 7 anos.
No quarto posto está o príncipe Louis, de 4 anos, terceiro herdeiro do casal. Apesar do príncipe Harry e Meghan Markle, a duquesa de Sussex, estarem oficialmente afastados das funções da família real, o filho mais novo da princesa Diana e Charles segue sendo o quinto na linha de sucessão. Consequentemente, o sexto e sétimo lugares ficam com Archie Mountbatten-Windsor e Lilibet Mountbatten-Windsor, filhos do par. A lista finaliza com o príncipe Andrew, de 62 anos, irmão de Charles e terceiro filho de Philip e Elizabeth, a princesa Beatrice e a sua filha, Sienna Mapelli Mozzi.
O funeral
O Palácio de Buckingham informou que o funeral da rainha só acontecerá de 10 a 12 dias após a sua morte. O funeral da realeza acontecerá na Abadia de Westminster, local em que Elizabeth se casou com príncipe Philip em 1947. Antes disso, o corpo dela ficará por quatro dias no Westminster Hall, para que o público possa prestar suas homenagens.
As pessoas terão acesso ao caixão da monarca 23 horas por dia. As autoridades britânicas esperam que cerca de um milhão de pessoas compareça ao Westminster Hall. A publicação ainda revelou que depois de três dias do falecimento, os netos da rainha vão prestar as suas homenagens ao substituir temporariamente os guardas oficiais da “ Vigília dos Príncipes ”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques