Âncora da BBC surge com gravata preta em plantão sobre Rainha Elizabeth II, e preocupa telespectadores; saiba o que diz o protocolo

Fontes dentro da emissora afirmaram ao site Business Insider que os apresentadores sempre têm roupas do tipo à disposição, no caso de alguma tragédia

Huw Edwards Rainha Elizabeth

Situação preocupante… Nesta quinta-feira (8), após noticiarem que a rainha Elizabeth II está sob observação médica diante de uma piora em seu estado de saúde, os âncoras da BBC apareceram vestindo preto no noticiário ao vivo, o que preocupou telespectadores. O protocolo, que é uma tradição antiga, é adotado pela emissora pública em caso de algo grave com o estado de saúde da monarca ou de outro membro da família real.

Desde que o âncora Huw Edwards foi visto na BBC One usando gravata e terno pretos durante a transmissão ao vivo, o alarme vem crescendo online. Além de escalar um de seus principais jornalistas, a emissora também suspendeu a programação até as 18h (horário local) para focar apenas na cobertura sobre a rainha. Segundo o The Guardian, peças pretas fazem parte do código de vestimenta em caso de morte de integrantes da família real ou do governo.

Fontes internas da emissora afirmaram ao site Business Insider que os apresentadores sempre têm roupas do tipo à disposição, no caso de alguma tragédia, como ocorreu com a morte do príncipe Philip, em abril do ano passado. Além de Edwards, outros apresentadores das principais emissoras do Reino Unido estão vestindo preto durante toda a programação de hoje. O site da BBC também teve a cor ajustada para preto.

Os principais canais de TV do Reino Unido (entre eles a BBC e ITV) dedicaram sua programação completa à cobertura do estado de saúde da rainha. Todos os apresentadores estão vestindo preto. (Foto: Reprodução/Twitter)

Continua depois da Publicidade

Preocupação nacional

O alerta se instalou quando a agenda da monarca foi cancelada na quarta-feira (7) por motivos de saúde. Elizabeth teria uma reunião virtual com seus ministros, mas foi aconselhada pelos médicos a “descansar”. No dia anterior, ela participou de um evento público, a nomeação de Liz Truss como nova primeira-ministra e a deposição oficial de Boris Johnson. Ambos foram até o Palácio de Balmoral, na Escócia, para cumprir com o protocolo, que tradicionalmente acontece no Palácio de Buckingham, em Londres.

Durante a cerimônia, um detalhe inusitado chamou a atenção dos “súditos”: um hematoma aparente e roxo em uma das mãos da rainha. A partir daí, a situação ganhou contornos mais tensos, especialmente quando o restante da família real britânica foi convocada para encontrá-la em solo escocês. Há semanas, a rainha Elizabeth tem se isolado no local, onde está recebendo assistência médica.

A gravidade do caso foi reforçada, ainda, por um comunicado emitido pela equipe de Buckingham, que repercutiu na imprensa britânica ao longo da manhã de hoje. Segundo os representantes, a saúde da monarca de 96 anos era motivo de preocupação. “Na sequência de uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha ficaram preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha permanece confortável e em Balmoral”, disse o texto, divulgado no site dos Windsor.

Comunicado foi divulgado na manhã de hoje (8). (Foto: Reprodução/Royal.uk)

Continua depois da Publicidade

Após o pronunciamento, novos comunicados foram emitidos, informando que os quatro filhos de Elizabeth — Charles (primeiro na linha de sucessão), Anne, Andrew e Edward — já estavam ao lado da mãe em Balmoral. Já os netos da rainha, entre eles os príncipes William e Harry, também estariam a caminho, seguidos pela esposa de Charles, Camila Parker Bowles.

Especialistas em assuntos ligados à família real, bem como integrantes de veículos de peso no Reino Unido como a própria BBC e o The Guardian, afirmaram que essa “sucessão de eventos” dá a entender que a situação vai muito além do que um simples monitoramento de saúde. “Estamos em uma situação que está se desenrolando. No geral, este é um momento muito sombrio”, declarou Nicholas Witchell, correspondente da BBC. “Esperamos o melhor, mas acho que agora devemos nos preparar para o pior”, acrescentou.

Continua depois da Publicidade

Na web, muitos internautas se atentaram à gravata preta usada por Edwards. “O fato de Huw Edwards estar no estúdio e usar uma gravata preta não é um bom presságio”, escreveu o especialista em futebol Gary Lineker, no Twitter.

“Algo bate em seu estômago quando você coloca a BBC News no meio do dia e Huw Edwards está apresentando vestindo um terno preto e uma gravata preta”, lamentou um usuário da plataforma. “BBC 1 suspendeu a programação regular até 18h. Huw Edwards está vestindo uma gravata preta. Toda a família real está indo para Balmoral, incluindo o duque de Sussex. Isso é quase certamente mais sério do que nos disseram”, avaliou um terceiro. Confira reações abaixo:

https://twitter.com/scottygb/status/1567859510256992257?s=20&t=IbPGtYgx6EdSbjl9dLhsuQ

Continua depois da Publicidade

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques