Nesta terça-feira (5), a apresentadora Luciana Barreto, da CNN, desabafou após ser alvo de ataques racistas nas redes sociais. Através do Twitter, a antiga comandante do programa “O Grande Debate”, questionou como as pessoas conseguem lidar com “haters” e comentários de ódio. A jornalista ainda deixou um alerta para o público sobre este tipo de situação.
“Esse não é um desabafo terapêutico, é um desabafo estratégico. Como vocês lidam com haters? Como vocês lidam com haters racistas? Minha dissertação de mestrado é ‘Discurso de ódio contra negros nas redes sociais’ e com raríssimas exceções nós deveríamos compartilhar posts de haters, mas essa é uma das raríssimas exceções”, iniciou.
Para apresentar a gravidade do caso, Luciana expôs uma série de mensagens racistas que ela recebeu. “Vou usar os discursos de ódio que eu mesma sofro, para tentar mostrar para vocês alguns pontos fundamentais. O que que o hater não aceita? O que que o racista não aceita? Primeiro, uma mulher negra em espaço que eles consideram de um privilégio, de poder, discutindo política”, disse. “Tinha que ser preta”, atacava um dos internautas. “Quando você fala, principalmente do Bolsonaro, chega ser ridícula. Negrinha horrorosa”, disparava outro.
Segundo a jornalista, os ataques costumam ser direcionados à sua aparência, cor e ao cargo exercido por ela na emissora. “Segundo, o ataque ao belo, e terceiro e, na maior parte dos casos, eles tentam desqualificar o seu trabalho. Na impossibilidade de dizer o verdadeiro motivo, eles simplesmente dizem: ‘Não gosto dela'”, apontou Luciana.
“Credo, que mulher feia”, “Você é muito militante, vai morar na Venezuela” e “A questão não é ser branco ou negro, a questão é ter caráter para assumir certo cargo. A não aceitação não significa ser pela cor, isso se chama se vitimizar”, foram outros ataques expostos pela comunicadora.
Ao finalizar o relato, Luciana Barreto explicou que o “desabafo estratégico” era apenas para lembrar aos seguidores que este tipo de hater tem como único e principal objetivo a “distração” de seu alvo. Para ela, é importante não se deixar levar pelos ataques. “Esse vídeo é muito curtinho, só pra te dizer que eles querem te distrair, te minar emocionalmente para que você não siga em frente. É claro que a gente não vai dar esse prazer ao hater, né?”, concluiu. Assista:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaquesEles não toleram uma mulher, negra, falando sobre política, em espaço de poder. Haters racistas não descansam! Usam de método e estratégia para minar o emocional de pessoal negras. Não conseguirão! pic.twitter.com/8JtwqLAG0W
— Luciana Barreto (@lubarretotv) September 5, 2023