A Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação na residência de Margarida Bonetti, a personagem retratada no podcast “A Mulher da Casa Abandonada”. Com um mandado de busca e apreensão, as autoridades conseguiram entrar na mansão em Higienópolis nesta quarta-feira (20), relataram o estado do interior da residência e conversaram com Bonetti.
De acordo com a Folha de São Paulo, a operação faz parte de um inquérito que apura um possível abandono de incapaz. A investigação teve início depois que vizinhos do imóvel ligaram várias vezes para a polícia, relatando que ali havia uma pessoa – Margarida – com problemas de saúde mental e que precisava de ajuda. O procedimento foi aberto apenas no início de julho, quando os primeiros episódios do podcast de Chico Felitti já haviam sido publicados.
Segundo Marcelo Palhares, delegado do 4º DP (Consolação), a polícia queria saber “se as condições de habitar a casa são dignas”. Caso contrário, os familiares de Margarida poderiam ser responsabilizados por abandono de incapaz. As imagens e registros deixaram claro que a residência está deteriorada, com rachaduras, a pintura corroída, além de telhas quebradas. O jardim também está abandonado, enquanto a varanda contava com várias casas de cachorro vazias.
https://twitter.com/midiasso/status/1549856223742279682?s=21&t=LPODRSfNImMQ9kLUbLyTOg
Interior da casa, Luísa Mell e confusão
Até a tarde de hoje, os vizinhos não sabiam se a mulher ainda estava na casa ou se havia deixado o imóvel. Contudo, a Polícia conseguiu entrar na residência e pôde falar com Bonetti. Em entrevista ao “Brasil Urgente”, o delegado Luís Carlos Zaparoli revelou que havia muito entulho dentro da mansão, restos de comida e muito lixo, considerando o local “insalubre”. “Um cheiro terrível dentro da casa”, contou ele. A “casa abandonada” é alvo de uma disputa na Justiça entre os herdeiros, incluindo Margarida.
Um cachorrinho também foi retirado do local, encontrado embaixo de um móvel. Entretanto, o animal foi estopim para uma outra confusão… Luísa Mell e sua equipe participaram do resgate, mas acabaram num embate com a própria Margarida Bonetti. “Vocês querem tirar tudo de mim”, berrou a moradora da casa. Ela ficou revoltada e quis impedir que o cão fosse levado dali, quando partiu para cima de um homem que o carregava. Por fim, a ativista da causa animal pegou o pet e saiu do local. As imagens foram transmitidas numa live da influencer.
https://twitter.com/choquei/status/1549850009046245377?s=20&t=Ne11NE72pbk0TJovFU_amA
Gente! Margarida Bonetti atacando a equipe da Luísa Mel e em seguida Luísa fugindo com o cachorro dela! To chocado. pic.twitter.com/qDpo1wLTl1
— Dantas (@Dantinhas) July 20, 2022
Acusações de escravidão
“A Mulher da Casa Abandonada” narra a história de Margarida Bonetti, acusada de manter uma funcionária em condições análogas à escravidão por 20 anos nos Estados Unidos. Ela fugiu para o Brasil no início dos anos 2000, quando o caso ainda estava sendo investigado por autoridades norte-americanas. Desde então, ela se refugiou na mansão de sua família em Higienópolis, bairro nobre da capital paulista. Nas redondezas, ela ficou conhecida por apenas sair de casa com o rosto coberto com um creme branco.
O último episódio do podcast foi ao ar nesta quarta-feira (20). Nele, Bonetti é ouvida pela primeira vez nesses anos todos. Após uma busca incessante de Chico Felitti, a suspeita se disse inocente no caso, alegou que seria amiga da vítima, e afirmou que a história toda não passava de uma conspiração de membros do FBI e autoridades estadunidenses para ganhar dinheiro. Ouça ao episódio e leia as declarações, clicando aqui.