A edição desta segunda-feira (12) do Jornal Nacional divulgou, com exclusividade, imagens que mostram os “danos estruturais” presentes no avião turboélice modelo ATR-72-500 da Voepass, que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave, que passou por reparos entre março e julho deste ano, havia sofrido avarias no trem de pouso e em sua fuselagem.
A edição do “Fantástico” deste domingo (11) já havia revelado as informações, mas as imagens e vídeos foram divulgados apenas hoje. De acordo com o jornalístico, um dos pneus do avião estourou na decolagem, em um trecho entre Recife e Salvador feito pela Voepass, em 11 de março.
O jornal exibiu um vídeo que mostra uma grande falha entre a porta de serviço e a fuselagem, o que teria causado problemas de pressurização. Outra imagem mostra óleo escorrendo na parte debaixo do avião, além do trem de pouso coberto de óleo. A estrutura interna de um dos pneus também estava exposta. “Os vídeos mostram as consequência de um incidente ocorrido em 11 de março deste ano”, diz o repórter.
A TV Globo ouviu uma funcionária da companhia, de forma anônima. Ela contou que a Voepass foi avisada sobre as questões estruturais anteriormente. “Contaram que o pneu dessa aeronave já estava com problemas, precisando de trocas“, revelou.
Assista à reportagem:
🚨Veja: l Jornal Nacional mostra que o Avião ART-72, que caiu em Vinhedo matando 62 pessoas, apresentava vários problemas internos e externos. pic.twitter.com/JiEyq0ftJq
— Notícias Paralelas (@NP__Oficial) August 13, 2024
O turboélice ficou estacionado na capital baiana por 17 dias. Após o período, em março, o avião teria passado por consertos na oficina da Voepass, em Ribeirão Preto. Ele só teria voltado a operar no dia 9 de julho. No primeiro voo, de Ribeirão Preto até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, houve uma despressurização.
A companhia afirma que a “aeronave não tinha restrições e estava apta para operação”. Além disso, a empresa garantiu que cumpre e respeita as legislações trabalhistas, e que seu esforço principal, neste momento de dor, está em apoiar e dar assistência às famílias dos passageiros e tripulantes que estavam a bordo.
O acidente
Na sexta-feira (9), o avião com 62 pessoas a bordo caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo. A Voepass liberou o nome das vítimas. O acidente envolveu um avião bimotor de passageiros, modelo ATR-72, que havia decolado de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos, na Grande São Paulo.
A empresa apontou que ainda não se sabe como o acidente ocorreu. Todas as vítimas já foram retiradas dos escombros e levadas para o Instituto Médico Legal paulista, onde serão identificados. A Polícia-Técnico Científica de São Paulo divulgou, nesta segunda-feira (12), a causa da morte das vítimas. Cliquei aqui para saber os detalhes.
Avião cai no interior de São Paulo pic.twitter.com/ZR4Rxzr5SV
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) August 9, 2024