Os moradores da região onde o avião da VOEPASS Linhas Aéreas caiu, em Vinhedo, São Paulo, passaram por momentos assustadores ao se darem conta do que estava acontecendo. Nesta sexta-feira (9), o Jornal Nacional exibiu entrevistas de pessoas que estavam próximas ao local na hora do acidente. Já o proprietário de uma residência atingida pelos destroços apontou que o imóvel sofreu danos na estrutura.
“Eu, minha esposa e a empregada, todos estão bem. A gente no momento da colisão achou que era um helicóptero em pane, pelo barulho. Estava quase saindo da residência, e vimos a aeronave já explodindo na garagem da minha residência”, contou Luiz Augusto de Oliveira. Ele e a família deixaram o local logo após o acidente. A aeronave caiu no quintal da casa dentro de um condomínio no bairro Capela.
“Provocou bastante dano, mas graças a Deus, em cima de tudo que aconteceu, foi o menor prejuízo. Tenho que agradecer a Deus, até a forma como a aeronave caiu”, acrescentou Luiz. O Estadão ainda expôs o depoimento de outra moradora, Aline Lima. Por mensagem, a ela escreveu: “Estamos bem, mas ainda estamos em choque. Meu jardim ficou completamente destruído, mas estamos todo bem, graças a Deus”.
Assista:
Dono de casa atingida por avião fala sobre acidente pic.twitter.com/30dAmfnUkH
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) August 10, 2024
Os restos das vítimas serão removidos e encaminhados para o Instituto Médico Legal de São Paulo. Para o porta-voz da Polícia Militar, coronel Emerson Massera, a liberação do local e a identificação dos mortos será uma “tarefa difícil” porque a maior parte dos corpos está carbonizado. “Existe ainda a preocupação, tanto com a avaliação das causas do acidente, como a localização dos corpos. Então, é um trabalho que, infelizmente, pela nossa visualização ali, não há sobreviventes. Então, a partir do momento que não há sobreviventes, não há motivo também para pressa. Agora, o importante é a qualidade dos trabalhos”, esclareceu.
Massera apontou que deseja liberar o acesso local dos moradores do condomínio o quanto antes. “Acho que a nossa preocupação maior era debelar as chamas. O incêndio está controlado. Agora, o nosso foco é a efetiva liberação do local para o trabalho de perícia. E imagino eu que dure bastante tempo”, completou.
O acidente
Nesta sexta-feira (9), um avião com 61 pessoas a bordo, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo. De acordo com a prefeitura da cidade, não há sobreviventes.A VOEPASS liberou o nome das vítimas.
Segundo a Polícia Militar, o acidente envolveu um avião bimotor de passageiros, modelo ATR-72, que havia decolado de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos, na Grande São Paulo. A companhia aérea confirmou as informações e apontou que ainda não se sabe como o acidente ocorreu. Saiba os detalhes, clicando aqui.
Avião cai no interior de São Paulo pic.twitter.com/ZR4Rxzr5SV
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) August 9, 2024
Diversos vídeos de um ATR 72 da Passaredo caindo em Vinhedo SP pic.twitter.com/nJfLvsWr5a
— Hubert Melin ✈️🛩🚁 (@HubertMelin) August 9, 2024