Uma briga entre três homens em situação de rua teria resultado na tentativa de um deles atear fogo nos outros dois. O caso aconteceu no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. De acordo com testemunhas escutadas pelo O Globo, o grupo já teria trocado ofensas e agressões horas antes do crime.
“Eles já estavam aqui mais cedo, um já tinha dado paulada no outro, estavam se xingando. Aqui tem ficado com várias pessoas em situação de rua. Essas brigas são frequentes, principalmente à noite”, afirmou um comerciante. Os registros da discussão foram feitos no sábado (12), na Rua São Manuel.
As imagens da câmera de segurança mostraram, às 19h51, dois homens sentados no chão, quando o agressor joga um líquido na direção deles e em seguida ateia o fogo. Uma das vítimas foge enquanto o agressor tenta atingir o outro, mas ele consegue fugir junto com o cachorro. A manga da camisa da segunda vítima pega fogo, por isso a polícia investiga o caso como tentativa de homicídio.
De madrugada, à 1h38, o agressor volta ao local e tenta novamente molhar o homem com algum líquido inflamável. Ele, então, acende o fogo em direção a um colchão usado pelas vítimas. Um comerciante declarou que as chamas atingiram a fachada de um estabelecimento. Assista ao vídeo abaixo [Atenção! Imagens fortes]:
Estarrecedoras as imagens desse homem ateando fogo nos pertences de pessoas em situação de rua em Botafogo. Ele tenta, ainda, atear fogo em um homem que dormia. Por sorte, não conseguiu. Me faltam palavras para expressar tamanha desumanidade. pic.twitter.com/mPqwXJntrU
— Flavio Serafini (@serafinipsol) October 18, 2024
Segundo a testemunha, as vítimas apagaram o fogo com garrafas d’água. “As próprias vítimas apagaram o incêndio. Eles foram com a garrafinha pet e jogaram água. Na primeira vez, os moradores também ajudaram. Porém, na madrugada, quando tudo já estava fechado, eles mesmos cessaram as chamas”, afirmou.
O vídeo da briga repercutiu nas redes sociais e internautas levantaram a hipótese de que o agressor seria um morador do bairro motivado pelas reclamações dos comerciantes sobre a presença de pessoas em situação de rua no local. Porém, um deles negou que isso tenha sido o que aconteceu e ainda revelou que tem sofrido ameaças online.
“Estamos assustados por estão espalhando falsamente que o autor do crime seria segurança de um dos comércios, mas nós não temos nada a ver com isso. Somos totalmente contra essa violência”, declarou ele. A Polícia Civil informou em nota que o crime foi motivado por um desentendimento envolvendo um aparelho celular. Uma das vítimas já foi ouvida e o autor foi identificado. O caso é investigado pela 10ª DP (Botafogo).