Avô que pulou da janela após neta atear fogo em apartamento diz ter perdoado criança: “Meu xodó”

Caso aconteceu em um condomínio em Patos de Minas, neste sábado (14)

No último fim de semana, uma menina de 11 anos ateou fogo em um sofá e incendiou o apartamento dos avós, em Patos de Minas, Minas Gerais. Desesperados, eles tiveram que se jogar da janela do imóvel. Contudo, em uma entrevista ao jornal O Globo, o avô da criança afirmou ter perdoado a neta.

O homem de 70 anos, que não teve e identidade revelada, explicou que a menor tinha o costume de ficar sob seus cuidados para que a mãe pudesse ir trabalhar, mas ela sempre apresentou um comportamento “fora do normal” devido a um diagnóstico de bipolaridade.

“Aos seis, sete anos, fugiu de casa e só foi encontrada na casa do padrinho cinco bairros daqui de casa. Ela oscila, às vezes tá muito calada, outras horas muito falante, às vezes triste, outras muita alegre. Ela toma medicação para controlar (os sintomas) desde muito pequena, mas não tem cura, infelizmente”, declarou, nesta terça-feira (17).

Continua depois da Publicidade

Desde o incidente, o idoso tem conversado pouco com a neta. Apesar da confirmação da Polícia Militar, ele não acredita que ela tenha sido a culpada pelo incêndio. “Eu não vi, estava dormindo”, disse sobre o início das chamas. “Eu, como avô, não acredito que ela tenha feito isso. Mas, se fez, está perdoada”, acrescentou.

Segundo ele, todo o problema começou após uma viagem em família. Na ocasião, a menina teria entrado em um site sobre bruxaria no celular. “Chegamos [da viagem] às cinco horas da manhã. Por volta das três da tarde, depois de almoçar, fui deitar. Minha mulher já estava dormindo. Cansado, eu peguei logo no sono. Uma hora depois, acordei sentindo cheiro de fumaça entrando pelo quarto e algo estalando, barulho de fogo queimando material. Pensei: ‘Está pegando fogo dentro de casa’. Tentei abrir a porta, mas estava trancada por fora, eu não tinha como abrir de dentro para fora”, descreveu.

E continuou: “Aquele trem [o celular] vai fuçando a mente da pessoa e leva a fazer esse tipo de coisa. A gente gostava que ela visse desenhos bíblicos, mas ela acabou entrando nesses sites de magia negra. Mesmo assim, não posso afirmar que ela fez porque não vi”.

A criança conseguiu sair do apartamento e desceu pelas escadas. Já o casal precisou saltar da janela do apartamento, e teve a queda amortecida por colchões colocados no chão por vizinhos. Depois de se salvarem, eles confessaram ter tido medo da morte. “Eu falei para a minha mulher, que estava muito nervosa com a netinha, não temos condição de ir lá fora. Ou nós pulamos ou morreremos asfixiados. É melhor a gente tentar pular. De qualquer maneira, vamos morrer”, relembrou.

Continua depois da Publicidade

Os avós perderam todos os móveis e eletrodomésticos do apartamento. Enquanto a mulher permanece internada Hospital Regional Antônio Dias e deve realizar uma cirurgia nas pernas em breve, o homem foi morar com a filha. Mesmo assim, ele não guarda mágoas sobre o ocorrido. “Sou como um pai para ela. Ela é meu xodó”, afirmou. O idoso ainda saiu em defesa da menina: “Na internet, tem 36 milhões de pessoas massacrando minha neta, e ninguém para ajudar”.

No momento, Polícia Civil investiga quais foram as causas do incêndio e o Conselho Tutelar de Patos de Minas acompanha o caso.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques