Hugo Gloss

Bebê e três crianças que sofreram acidente aéreo são encontrados com vida após 40 dias na Amazônia; veja foto do resgate

Bebê e três crianças que sofreram acidente aéreo são encontrados com vida após 40 dias na Amazônia; veja foto do resgate (Fotos: Reprodução/ TV Globo)

Nesta sexta-feira (9), foram encontrados com vida as três crianças e o bebê que estavam desaparecidos após a queda de um avião na Amazônia colombiana. Eles estavam perdidos há 40 dias. A informação foi confirmada pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

Em uma publicação feita no Twitter, Petro comemorou o resgate e ainda compartilhou uma foto do momento em que as crianças foram encontradas. “Uma alegria para todo o país! As quatro crianças que se perderam há 40 dias na selva colombiana apareceram vivas”, escreveu ele. O cachorro Wilson, que participou das buscas e tinha sido dado como perdido, também foi achado.

Segundo o El Tiempo, as crianças estariam um pouco desidratadas, com sinais de desnutrição e com algumas picadas de insetos. Elas serão transferidas para Bogotá para atendimento médico mais profissional.

 

No dia 17 de maio, o presidente colombiano chegou a anunciar o resgate dos quatro irmãos, que têm 13, 9 e 4 anos, além de um bebê que agora está com um ano de vida. Ele publicou um tuíte em que afirmou: “Depois de árduos esforços de busca de nossas forças armadas, encontramos com vida as quatro crianças desaparecidas na queda do avião. Uma alegria para o país”.

No entanto, logo depois Petro apagou a postagem e disse que não havia evidências de que as crianças tenham sido resgatadas. Na época, as forças armadas seguiram com as buscas em mata fechada na operação intitulada “esperança”.

O acidente

Em 1º de maio, o avião decolou de Araracuara em direção a San José del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana, a cerca de 390 km de Bogotá, quando sumiu dos radares. De acordo com a Defesa Civil, antes do acidente acontecer, o piloto reportou que estava com problemas no motor da aeronave.

O acidente resultou na morte da mãe das crianças, Magdalena Macutury Valencia, do piloto Hernando Murcia Moreles e da co-piloto Herman Mendonza Hernández. Nesta semana, as equipes encontraram as primeiras pistas de que as crianças estariam vivas e possivelmente teriam se afastado do local do acidente. Entre os objetos achados estavam: fraldas, a tampa de uma mamadeira, tesoura, mamadeira, um maracujá mordido. Além disso, pegadas de crianças foram vistas a cinco quilômetros do local do acidente.

Sair da versão mobile