Um bebê recém-nascido foi encontrado no banheiro da Unidade de Pronto Atendimento de Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, São Paulo, neste domingo (21). A criança foi achada por uma funcionária de limpeza junto de um bilhete.
De acordo com relatos compartilhados pelo jornal Folha de S. Paulo, o menino tem 39 semanas e 5 dias, e estava ao lado do vaso sanitário do banheiro feminino destinado para pessoas com deficiência, enrolado em fronhas e em um moletom vermelho. A mensagem ao lado do bebê pedia para que alguém levasse a criança a um atendimento hospitalar. “Boa tarde. Por favor, cuidem bem dele e o levem ao médico”, dizia o texto.
A princípio, o pequeno foi examinado pela equipe médica da UPA e, mais tarde, transferido para o Hospital da Mulher. Até o momento, ele não tem previsão de alta.
Segundo a Guarda Civil Municipal, uma suspeita foi avistada pelas câmeras de segurança da UPA. Ela chegou à unidade em um Polo branco usando uma roupa preta e uma mochila, por volta das 15h38. Ela está segurando algo que parece ser o bebê. Às 15h56 ela deixa o local já sem a criança.
Um boletim de ocorrência foi aberto no 1º Distrito Polícia da cidade, mas ninguém foi indiciado até o momento. Em nota, a Prefeitura de São Bernardo do Campo informou que não foi constatado flagrante. O Conselho Tutelar acompanha o caso, que foi registrado como abandono de incapaz.