Em meio a um debate crescente sobre racismo e a força do movimento “Vidas Pretas Importam”, a marca brasileira de produtos de limpeza Bombril veio à tona na madrugada desta quarta-feira (17) por manter em seu catálogo, uma esponja de aço chamada “Krespinha”, criada em 1952 e que, de acordo com a empresa, seria “ideal para limpezas pesadas”.
“Acabei de tirar esse print do site da Bombril e estou extremamente ofendida e chateada com isso, é inacreditável que em pleno século 21 ainda de encontre esse tipo de coisa”, denunciou uma mulher em seu Twitter.
Acabei de tirar esse print do site da @BombrilOficial e estou extremamente ofendida e chateada com isso, é inacreditável que em pleno século 21 ainda de encontre esse tipo de coisa. #bombrilRacista pic.twitter.com/Ai6yqT1L5K
— Sarinha🐞 (@SaraRismo) June 17, 2020
O produto realmente continua sendo anunciado e vendido no site da empresa e a associação do nome com o formato e a função chamou atenção nas redes sociais. “A Esponja Inox Krespinha é perfeita para a limpeza pesada. Remove sujeiras e gorduras de um jeito rápido e eficaz, sem esforço. Resistente e não enferruja”, descreve a Bombril online.
A partir daí, uma onda de internautas se reuniram e levaram a hashtag “Bombril Racista” aos assuntos mais comentados do Twitter. Os usuários apontaram que o cabelo crespo, de pessoas pretas, sempre foi associado aos produtos da marca de forma racista e que manter esse item, com um nome tão explícito, no catálogo apenas fomenta as comparações.
“Vendo o tal produto da #BombrilRacista e me despertou um gatilho. Eu passei infância e adolescência INTEIRAS sendo vítima de piadas racistas. Pessoas associando meu cabelo ao Bombril. Ai a marca, MAIS UMA VEZ, fomenta esse discurso. Que desserviço!“, acusou uma mulher. “Esse PRODUTO é comercializado hoje em dia. NÃO é de 100 anos atrás. A Bombril está vendendo agora, em pleno 2020. Uma absurdo terrível. Exigimos que retirem esse produto de circulação e se desculpem pelo passado e pelo presente”, pediu um homem.
Vendo o tal produto da #BombrilRacista e me despertou um gatilho.
Eu passei infância e adolescência INTEIRAS sendo vítima de piadas racistas.
Pessoas associando meu cabelo ao bombril. Ai a marca, MAIS UMA VEZ, fomenta esse discurso.
Que desserviço!
— Branca Retinta| bebaágua💦💧 (@aanonnyma) June 17, 2020
Esse PRODUTO é comercializado hoje em dia. NÃO é de 100 anos atrás. A @BombrilOficial está vendendo agora, em pleno 2020. Uma absurdo terrível. Exigimos que retirem esse produto de circulação e se desculpem pelo passado e pelo presente. #BombrilRacista pic.twitter.com/YfxO1KACo6
— Adson S. (@dropyourweapons) June 17, 2020
“O ano é 1952, surge uma marca racista que associa cabelo crespo a esponja de aço. O ano é 2020, o absurdo se repete. Me pergunto se existe algum preto na equipe de criação, ou só brancos alienados mesmo”, especulou uma usuária do Twitter. “Sim! A Bombril, em pleno 2020, reviveu a Krespinha, de 1952, que associa cabelo crespo a uma esponja de aço. Inacreditável!”, indignou-se outra.
O ano é 1952, surge uma marca racista que associa cabelo crespo a esponja de aço.
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O ano é 2020, o absurdo se repete.
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Me pergunto se existe algum preto na equipe de criação, ou só brancos alienados mesmo. #BombrilRacista pic.twitter.com/4RfrkZ2ltY— Bianca DellaFancy (@DELLAFANCY) June 17, 2020
https://twitter.com/pratosdetigres/status/1273121684137132035?s=20
“Não deveria, mas sigo me surpreendendo como é que ideias desse tipo passam por toda uma cadeia de produção: pessoa que teve ideia, chefe da pessoa que teve ideia, equipe de marketing, demais diretores, demais funcionários… e ninguém parou pra pensar: ‘serááá?'”, questionou uma usuária da rede em resposta a outra internauta.
“A ‘Krespinha’ não é um produto novo no mercado. Em 1952, uma esponja de nome idêntico era vendida no país e usava o desenho de uma menina negra em seus anúncios. Alheia aos crescentes debates sobre racismo, a Bombril resolveu relançar o produto, mantendo o nome original”, expôs a mulher.
https://twitter.com/claravelasco/status/1273213698362966016?s=20
“Cara, imagina quem sofreu bullying a infância/adolescência inteira vendo um c*ralho desse virando marketing. Eu acreditei até meus 18 anos que preto tinha que raspar o cabelo, me libertei e já fiz uns 10 penteados de lá pra cá. Eu to p*to, chateado”, lamentou um jovem. “Tá zuando, né? P*rra, homo sapiens, tanto nome pra colocar na p*rra e você me vem com ‘Krespinha’. Gatilho pra tanta gente que cresceu sofrendo, sendo chamado de Bombril porque o cabelo era CRESPO”, desabafou outro.
Cara, imagina quem sofreu bullying a infância/adolescência inteira vendo um caralho desse virando marketing.
Eu acreditei até meus 18 anos que preto tinha que raspar o cabelo, me libertei e já fiz uns 10 penteados de lá pra cá. Eu to puto, chateado. #BombrilRacista pic.twitter.com/bfppcfUmKY— malcolm (@xmalcolmx13) June 17, 2020
Tá zuando ne? Porra homo sapiens tanto nome pra colocar na porra e vc me vem com "krespinha" gatilho pra tanta gente q cresceu sofrendo tlgd, sendo chamado de bombril pq o cabelo era CRESPO agr vc me vem com essa ah vai toma no cu mano #BombrilRacista pic.twitter.com/Nls8cgJeue
— j🪬 (@Juliiarz) June 17, 2020
https://twitter.com/apassarelli/status/1273200917463080965?s=20
Ao contrário do que viralizou na internet e em portais de notícias, o produto não foi relançado neste ano, mas está no catálogo anualmente, pelo menos, desde 2011. Ele foi criado em 1952, com uma campanha que deixava ainda mais evidente a associação racista.
Em uma das propagandas dos anos 1950, a esponja era vendida ao lado de uma imagem de uma menina preta, usando o “K” do nome do produto como vestido, e com seus cabelos crespos em destaque. “A queridinha do Rio está agora em São Paulo”, dizia o anúncio. Confira:
[Atualização às 16h40] Após a repercussão, a Bombril emitiu um comunicado, no qual afirma que irá retirar a marca “Krespinha” do seu portfólio de produtos. “Mesmo sem intenção em ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade”, escreveram em um trecho. Confira a mensagem na íntegra:
Comunicado: pic.twitter.com/K4fXGOSTUr
— Bombril (@BombrilOficial) June 17, 2020