Nesta quinta-feira (15), a Secretaria de Saúde de Campinas confirmou a quarta morte por febre maculosa. A vítima era a adolescente Erissa Nicole Santana, de 16 anos, que estava internada desde o dia 9 deste mês após ir a um evento na Fazenda Santa Margarida, no dia 27 de maio. Na mesma festa, outras três pessoas foram contaminadas e faleceram.
Segundo o g1, Erissa esteve no local para acompanhar o pai, que é bombeiro, e trabalhou no evento. A causa do óbito também foi confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz como uma infecção transmitida pelo carrapato-estrela.
Em nota, a Secretaria do município já registra seis casos no total, sendo quatro mortes, e dois suspeitos por infecção. As investigações dos registros se estendem para as duas mulheres que seguem internadas. Uma delas tem 38 anos, e foi à fazenda para um show do cantor Seu Jorge, em 3 de junho. A outra, de 40 anos, esteve na “Feijoada do Rosa”.
Em razão do aumento de casos, o órgão decretou um surto de febre maculosa na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio, Zona Leste de Campinas. De acordo com a prefeitura, o estabelecimento é considerado um local provável de infecção, portanto, não deverá sediar outros eventos até que a situação seja esclarecida.
A Secretaria de Estado da Saúde já havia confirmado outras três mortes pela doença: o empresário e piloto de Fórmula C300, Douglas Pereira Costa, e sua namorada, a dentista Mariana Giordano, além da professora Evelyn Santos, de 28 anos, que morava em Hortolândia (SP). Todos estiverem presentes na festa “Feijoada do Rosa”, na região do interior de São Paulo.
Douglas estava internado em um hospital de Jundiaí, enquanto Mariana ficou em uma unidade da capital paulista. Entretanto, no dia seguinte, em 8 de junho, o casal faleceu. Os sintomas do empresário iniciaram depois da viagem feita com a namorada, no dia 3 de junho, período em que visitaram uma área rural de Campinas. Em seguida, os dois seguiram para Monte Verde, em Minas Gerais. A dentista, por sua vez, também apresentou suspeita de dengue, febre maculosa, leptospirose, além de manchas vermelhas pelo corpo.
Alerta da Secretaria de Saúde
Após o surto decretado em Campinas, a Secretaria de Saúde anunciou medidas para combater a doença que tem o carrapato-estrela como vetor, como um decreto com regras para estabelecimentos que realizam eventos para grandes públicos em áreas de risco; o reforço nas informações para médicos e outros profissionais de saúde; vídeos educativos para ampla publicação; ampliação nas ações de comunicação, além de informação e mobilização contra a febre maculosa nas áreas de risco e nos parques públicos.
Outras ações consistem na inclusão das zoonoses no Comitê de Enfrentamento das Arboviroses do município, alerta para as vigilâncias em saúde sobre pessoas que frequentaram eventos na Fazenda Santa Margarida e venham a apresentar sinais e sintomas da doença, e medidas específicas para a fazenda envolvida no surto, como exigência de um plano de contingência ambiental e de comunicação.