Nesta quinta-feira (23), Serafim Abreu, CEO da Time for Fun, se pronunciou pela primeira vez sobre a morte da jovem Ana Clara Benevides Machado. A menina faleceu durante a primeira apresentação de Taylor Swift no Brasil, em 17 de novembro, quando sentiu um mal-estar em meio ao calor extremo no Estádio Nilton Santos. Em vídeo publicado no Instagram, o empresário admitiu que a produção poderia ter agido diferente e citou a “temperatura sem precedentes” na capital carioca.
“Nós sabemos a enorme responsabilidade que temos a organizar um evento desse porte. Por isso, não economizamos esforços e recursos para seguir sempre as melhores práticas mundiais do setor, para garantir conforto e segurança para todos. Ainda assim, nós enfrentamos dias de calor extremo no RJ, com uma sensação térmica altíssima e sem precedentes”, iniciou Serafim. Nos comentários, os internautas mencionaram que Abreu aparentava estar lendo um texto pronto.
Ele ainda mencionou quais atitudes poderiam ter sido tomadas para evitar a tragédia. Na porta do Engenhão, o público era instruído a jogar as garrafas de água no lixo, antes de entrar no estádio. “Reconhecemos que poderíamos ter tomado algumas ações alternativas, adicionais a todas as outras que fizemos, como, por exemplo, criar locais de sombra nas áreas externas, alterar o horário dos shows inicialmente programados, enfatizar mais a permissão de ingressar com copos de água descartáveis“, prosseguiu.
De acordo com o empresário, desde a morte de Ana, a produção mudou as regras para os demais shows. “Esse aprendizado nos fez incorporar novas práticas para eventos em dias de calor extremo, como fizemos imediatamente nos shows seguintes. Sabemos que, com as mudanças climáticas que estamos vivendo, esses episódios serão cada vez mais frequentes”, disse. No vídeo, ele não chegou a abordar os relatos de fãs sobre tapumes que cobriam partes abertas do estádio e de queimaduras sofridas com as placas de metal no gramado.
Serafim afirmou que, a partir de agora, todo o setor de eventos precisa repensar a atuação “diante da nova realidade”. Ele também se desculpou com os fãs que não tiveram uma experiência agradável e pela demora em falar sobre o assunto. “De qualquer forma, quero aqui pedir desculpas a todos que não tiveram a melhor experiência possível. Entregar o melhor evento sempre será o nosso compromisso. Também peço desculpas pela demora em realizar essa manifestação pública, pois nosso foco estava em incorporar os aprendizados que tivemos”, pontuou.
Ele chamou a morte da menina de 23 anos de “fatalidade” e uma “perda irreparável”. Um laudo preliminar do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro apontou que ela apresentou “pequenas hemorragias” no pulmão. Ana chegou a ser socorrida e levada ao hospital, mas teve três paradas cardiorrespiratórias e não resistiu. A jovem viajou do Mato Grosso do Sul para o Rio, especialmente para assistir à apresentação de sua artista preferida.
“Infelizmente, pela primeira vez em mais de 40 anos de atuação, tivemos uma fatalidade em um evento organizado pela Time for Fun. Estamos absolutamente desolados, muito tristes com a perda da jovem Ana Clara, apesar do pronto atendimento e de todos os esforços realizados pelas equipes médicas no evento e no hospital”, continuou ele.
O empresário também ofereceu apoio à família da vítima, e afirmou que isso já estaria em curso desde o falecimento. Os familiares, porém, precisaram de uma vaquinha online organizada por fãs para arcar com os custos do traslado do corpo. Para a Folha de São Paulo, um parente da menina contou que a empresa responsável pelo show ofereceu apenas “apoio psicológico” aos pais.
“À família de Ana Clara, quero expressar os nossos mais sinceros sentimentos. Coloco aqui, agora publicamente, a nossa disposição em prestar assistência no que for necessário, como já dissemos, diretamente para os membros da família e para o advogado que os representa, por telefone, por escrito, desde o ocorrido”, declarou.
Serafim deixou um recado para o público de São Paulo, onde Taylor se apresenta nos dias 24, 25 e 26 de novembro: “Entendemos a profunda dor dessa perda irreparável. Respeitamos a privacidade da família, e reforço mais uma vez nossa disposição em colaborar. Quero também assegurar a todos os fãs que irão ao show da Taylor Swift em São Paulo que estamos trabalhando para proporcionar uma noite emocionante e memorável”.
O CEO garantiu que seguirá as novas determinações das autoridades no que diz respeito à entrada com água e fornecimento de água gratuita nos espaços. De acordo a portaria publicada pela Secretaria Nacional do Consumidor após o show do dia 17, anunciada pelo ministro da Justiça Flávio Dino, a organização deve permitir a entrada de garrafas de água de uso pessoal, além da distribuição de água gratuita ou bebedouros. A medida também estabelece que haja estrutura necessária para o resgate do público com problemas de saúde e fiscalização do preço da água.
“Para os shows do Allianz Parque, seguimos o novo posicionamento das autoridades, além dos copos descartáveis de água que sempre foram liberados. Todas as orientações para o show serão amplamente divulgadas em nossas redes para que todo mundo possa vivenciar a melhor experiência possível”, concluiu.
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