Cinco dos oito tripulantes de uma embarcação pesqueira que naufragou no litoral Sul de Santa Catarina nesta sexta-feira (16) foram encontrados, confirmou a Marinha. O resgate aconteceu na noite deste sábado (17), cerca de 24 horas após o desaparecimento, e foi feito por um navio rebocador que patrulhava a área, a 180 km da costa. Outras três pessoas continuam desaparecidas.
De acordo com as informações da Marinha ao g1, as cinco pessoas, cujas identidades ainda não foram divulgadas, estavam “em bom estado de saúde” e foram encontradas flutuando em uma pequena balsa.
O barco de nome “BP Safadi Seif” foi visto pela última vez próximo à Ilha do Coral, cerca de 40 km da costa de Garopaba na tarde de quinta-feira (15). Desde sexta-feira (16), a Capitania dos Portos em Santa Catarina mantém as buscas por vias aéreas e marítimas na região. Porém, durante o sábado (17), o Corpo de Bombeiros foi avisado de que a embarcação teria sido avistada em outra região, a cerca de 180 km da costa catarinense. Com isso, a busca pelos outros três tripulantes foi interrompida no início da noite e será ampliada neste domingo (18).
Ciclone extratropical
No início da semana, a Marinha emitiu alerta de ressaca, com ondas de até 3,5 metros, para a área que abrange o litoral gaúcho até Florianópolis. Já na quinta-feira (15), foi emitido um alerta de rajadas de vento forte para o perímetro de toda a costa do Rio Grande do Sul até Laguna, no litoral sul-catarinense.
Além disso, a região sul do país vem sofrendo as consequências de um ciclone extratropical, que atingiu 39 municípios no Rio Grande do Sul, e parte do litoral sul de Santa Catarina na madrugada de sexta-feira (16). No Rio Grande do Sul, subiu para 11, o número de mortos enquanto em Santa Catarina ainda não há registros de óbitos ou desaparecimentos, de acordo com informações da Agência Brasil neste domingo (18).