Que tragédia, meu Deus! O acidente com um ônibus que caiu de um viaduto em João Monlevade, Minas Gerais, comoveu o país na última sexta-feira (4). Aos poucos, detalhes do que aconteceu antes da queda, que matou 18 pessoas e deixou 23 pessoas feridas, são divulgadas pelos passageiros que sobreviveram. A jovem Vitória Cardozo Caldas Silva, por exemplo, conseguiu gravar uma mensagem para a mãe logo após o ocorrido relatando como estava.
“Eu estou bem, tá? Aconteceu um acidente e eu tive um corte na perna e a minha cabeça bateu e está doendo, mas já me deram remédio, cuidaram bem de mim e eu estou bem, tá? Fica bem mãe, não fica preocupada comigo que está tudo bem. Deus cuidou de mim, você orou por mim e está tudo certo”, disse a jovem de 19 anos em um trecho da conversa. Ouça a gravação clicando aqui!
A matriarca Mazy Cardozo conversou com o portal G1 e explicou que também conseguiu falar com a filha por meio de uma chamada de vídeo, feita com o celular de uma enfermeira do hospital em que Vitória está internada. “Ela está com o rostinho muito inchado, colete no pescoço e muita dor de cabeça. Mas já foi medicada”, revelou.
O passageiro Cícero Lima foi entrevistado pela revista Época sobre o que aconteceu dentro do ônibus antes da queda. Ele explicou que estava desconfiado que o ônibus estava desgovernado e, por isso, já estava pronto para se proteger de alguma forma. “Percebi que tinha algo de errado, que vinha em alta velocidade, aí fiquei em movimento e em alerta. Acho que ele já vinha sem freio, desgovernado. Foi quando ele bateu, pegou o retrovisor de um caminhão quase subindo a ponte e voltou de ré. Aí pularam uns na minha frente e eu também consegui graças a Deus”, lembrou.
Cícero relatou ainda que o motorista orientou os passageiros para que eles pulassem do veículo. “O motorista gritou: ‘pula que o ônibus faltou freio’. Pularam umas duas pessoas, ele ainda ficou no volante e depois ele pulou. Aí pularam mais umas pessoas depois. Comigo, acho que foram umas oito”, contabilizou. O sobrevivente gravou um vídeo do local do acidente: “Olha, a altura de onde caiu. Lá de cima. Graças a Deus, senhor Jesus eu não tive nenhum arranhão e consegui pular”. Assista clicando aqui!
Na tarde de ontem, o ônibus bateu em um caminhão no km 350 da BR-381, na localidade conhecida como “Ponte Torta”. Após o choque com o veículo, o ônibus voltou de ré até despencar de uma altura de cerca de 23 metros. A Polícia Rodoviária Federal suspeita que houve um problema mecânico no freio antes do acidente. A Polícia Civil já iniciou a perícia para entender o que aconteceu. O ônibus saiu de Alagoas com destino a São Paulo.
Eliane Guerra também conseguiu escapar da queda e conversou com a Época. “Eu não percebi que o ônibus estava caindo. O ônibus estava andando rápido, aí o motorista avisou que estava sem freio. Quando chegou na ponte, a velocidade abaixou um pouco. Eu só percebi que havia algo errado quando o ônibus começou a andar para trás. O motorista abriu a porta, e eu pulei. Eu e algumas pessoas conseguimos pular ali no asfalto mesmo, antes de cair de cima da ponte. Estou sem carregador, sem nada. Ficou tudo no ônibus”, explicou.
Transporte Irregular
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o ônibus não tinha autorização para fazer o transporte de passageiros. Para se ter uma ideia, o veículo foi autuado três vezes somente no ano passado. “A empresa está cadastrada na ANTT e tem um Termo de Autorização para prestação de serviço regular concedido pela Justiça, por liminar. No entanto, o veículo em questão não estava habilitado para prestar o serviço de transporte de passageiros”, alegou o órgão. O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) afirmou que, por se tratar de uma viagem interestadual, a responsabilidade de fiscalização é da ANTT.
Posicionamento da empresa
Em nota enviada para a imprensa, a Localima Turismo que está dentro das regras dos órgãos fiscalizadores e manifestou “pesar e tristeza pelas vítimas e seus familiares”. A empresa garantiu que prestará um suporte “humano, digno, com compaixão e empatia”. “Todos os fatos estão sendo apurados, e a nossa empresa possui interesse direto na devida elucidação, sendo certo que as reparações serão realizadas, caso a caso, para que a dor das vítimas e dos seus familiares sejam amenizadas”, compartilhou. Leia o texto na íntegra logo abaixo.
Ver essa foto no Instagram
Leia a nota na íntegra:
“A empresa LOCALIMA vem, através da presente Nota, expressar nosso pesar e nossa profunda tristeza pelas vítimas e seus familiares acerca do acidente ocorrido no dia 04/12/2020.
Informamos, ainda, que a LOCALIMA possui contrato de arrendamento junto à empresa J.S. TURISMO, a qual transporta seus passageiros dentro das regras dos órgãos fiscalizadores – ANTT e Polícia Rodoviária Federal.
Não nos furtaremos da nossa responsabilidade, e somaremos todas as nossas forças e empenho para prestar total assistência às vítimas e aos seus familiares.
Nada, absolutamente nada, trará de volta a vida das vítimas. Foi uma fatalidade que gostaríamos de ter evitado.
Todos os fatos estão sendo apurados, e a nossa empresa possui interesse direto na devida elucidação, sendo certo que as reparações serão realizadas, caso a caso, para que a dor das vítimas e dos seus familiares sejam amenizadas.
Lamentamos o ocorrido, e nos sentimos profundamente abalados por este grave acidente. Não obstante, nossa equipe esclarece que se coloca à inteira disposição, dando suporte humano, digno, com compaixão e empatia, para amenizar a dor daqueles que sofrem, sejam vítimas ou seus familiares.
Com profundo pesar, LOCALIMA”.