Três cães da raça pitbull atacaram a escritora Roseana Murray na manhã nesta sexta-feira (5), em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Os ferimentos foram tão graves que a autora de 73 anos teve um braço e uma orelha amputados. Após o ataque, a polícia comprovou que os animais sofriam maus-tratos e os tutores dos cachorros fora presos.
O caso ocorreu quando Roseana caminhava pela calçada por volta de 5h55 da manhã. Segundo testemunhas do g1, um dos cães pulou o muro e começou a atacar a escritora. Os outros dois fizeram a mesma coisa logo em seguida. Os pitbulls eram dois machos e uma fêmea, entre cinco meses e um ano de idade.
Sandra Noleto, amiga da vítima, contou que foi acordada pelos gritos. Segundo ela, a mulher foi arrastada por pelo menos cinco metros, e teve o braço dilacerado com as mordidas. “Eu fui acordada pelos gritos de uma vizinha pedindo ajuda, porque a Roseana estava sendo atacada pelos cachorros. Eram três animais de uma casa que foi invadida há algum tempo. Quando eu vi, eles tinham arrastado ela e estavam comendo o braço”, relembrou Sandra.
Ela ainda afirmou que essa não foi a primeira vez que os cachorros avançavam contra os moradores da região. “Outros vizinhos já fizeram registros de ocorrência, porque os animais morderam pessoas da rua. Espero que a minha amiga saia dessa, porque ela saiu daqui muito mal. Além disso, esperamos uma resposta das autoridades para que esse cara seja punido”, denunciou.
Roseana é autora de livros infantis e poetisa. Além de ter mais de 100 livros publicados, já recebeu prêmios da Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA), da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela foi encaminhada para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, de helicóptero, e passou por cirurgias. Além do braço direito e da orelha amputados, o membro esquerdo foi reconstruído, assim como o lábio. Seu estado de saúde continua grave.
Tutores presos
O delegado André Luiz Salvador Bueno, que está investigando o caso, afirmou que três pessoas foram presas em flagrante pelo crime de maus-tratos de animais. Eles também serão acionados por omissão de cautela de animais e lesão corporal. “Foi constatado que o local onde os animais estavam guardados é um local insalubre, com alimentação inadequada e eles estavam debilitados. Segundo a veterinária, eles estavam estressados e muito ofegantes”, pontuou o agente. Os pitbulls foram levados para um lar temporário.
Além das acusações envolvendo o ataque à Roseana, um dos presos também irá responder por receptação de veículo roubado, já que os policiais encontraram uma moto roubada dentro da residência.
Lei exige guia e focinheira
Uma lei estadual de 2005 determina que cães das raças pitbull, fila, doberman e rotweiller só circulem por locais públicos sendo conduzidos por maiores de idade e usando guias e focinheiras adequadas.