Nesta sexta-feira (7), a Força Aérea Brasileira confirmou que encontrou os destroços de um avião monomotor que tinha desaparecido na região da Serra do Mar, no litoral do Paraná, no início da semana. De acordo com os socorristas, os corpos das três vítimas estavam junto da aeronave.
Segundo a corporação, o veículo decolou de Umuarama, município sulista, às 7h50, e sumiu do radar. O destino final era Paranaguá, por volta das 10h30. O governo do estado confirmou que dois passageiros eram servidores: Heitor Guilherme Genowei Junior, de 42 anos e Felipe Furquim, de 35 anos, ambos funcionários da Casa Civil estadual. Além deles, o piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos, também morreu.
Após 5 dias de busca, a FAB encontrou o avião Piper Arrow desaparecido no Paraná. Junto dos destroços estavam os corpos dos 3 ocupantes da aeronave.
Veja o momento que o helicóptero @Sikorsky UH-60L Blackhawk da @fab_oficial sobrevoa o local da queda pic.twitter.com/jnt8OQJCfs
— AEROIN (@aero_in) July 7, 2023
As buscas pela aeronave duraram cinco dias e foram concentradas na região serrana de Mata Atlântica, entre os municípios de Guaratuba e Morretes. De acordo com o g1, a aeronave parou de enviar sinais às 10h14, e não chegou a acionar o ELT (sinal de localização de emergência). Algumas imagens de radar mostram que o avião mudou seu trajeto de voo e começou a sobrevoar o Pico Canavieiras em círculos. Confira:
Avião da FAB alterou padrão e voou em círculos na região do Pico Canavieiras pic.twitter.com/mMEEWTpTJQ
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) July 7, 2023
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná afirmou só ter recebido a solicitação de busca 14h depois do sumiço. Já o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas explicou que a missão de busca foi realizada por meio de equipes no ar e na terra. Por enquanto, ainda não se sabe o que causou o acidente.