A ex-esposa de Francisco Wanderley Luiz, autor das explosões na Praça dos Três Poderes, está internada em estado gravíssimo na ala de queimados do Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, Santa Catarina. Daiane Dias é suspeita de incendiar a casa do ex-companheiro e colocar fogo em si mesma, no último domingo (17).
Em entrevista ao portal Metrópoles, o filho de Daiane, Guilherme Antonio, informou que ela está sedada e respira com ajuda de aparelhos. “Ela está muito mal. As chances de sobrevivência são praticamente zero. Estamos rezando. Os médicos dizem que cada minuto que ela passa viva, é um milagre“, afirmou.
Daiane foi retirada do interior da residência com queimaduras de 1º, 2º e 3º graus em 100% do corpo. A Polícia Civil de Santa Catarina trabalha com a hipótese de tentativa de suicídio. Os vizinhos que ajudaram a ex de Francisco relataram cenas de desespero durante o resgate.
Ao portal, a recicladora Maria Lúcia contou que a mulher pedia socorro e clamava pelo nome do ex-marido, também conhecido como Tiü França. Segundo Maria Lúcia, Daiane dizia o tempo todo que queria morrer com Francisco. Ainda de acordo com ela, a vítima estava “muito queimada, com a pele caindo“.
Altair, que também ajudou no resgate, contou que Daiane estava “com a carne viva“. “Eu tentei puxar ela, peguei um cobertor e joguei em cima. Ela estava com a carne viva. Eu consegui arrastar ela para fora e coloquei ela no canto lá da farmácia, mas ela estava pegando fogo. Chamei os bombeiros, mas eles não vieram“, revelou.
Depois da chegada dos bombeiros, a mulher foi levada para o Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul. Os profissionais da corporação relataram que ela estava molhada com uma espécie de líquido inflamável por todo o corpo. O mesmo líquido foi encontrado espalhado pela propriedade.
Ainda segundo a PC, Daiane teria comprado gasolina em um posto de combustível. Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) afirmou que foram necessários 8 mil litros de água para o rescaldo. A Polícia Federal também investiga o ocorrido.
Ex de homem-bomba
Daiane Dias foi identificada como ex-mulher de Francisco Wanderley Luiz, um dia após as explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O atentado aconteceu na noite de 13 de novembro. Tiü França morreu no local. Em depoimento à PF, ela afirmou que o plano dele era matar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Daiane, o ex-companheiro “queria fazer algo maior” e que morreu “porque foi descoberto“. “Ele planejava há meses. Ele jamais tiraria a vida dele, a não ser que tivesse cumprido o objetivo. Se ele morreu em vão, não foi por ninguém, foi porque descobriram o que ele iria fazer“, declarou.