O que um Chevette com placa de Belo Horizonte estaria fazendo justamente em Paris, na França? Essa é uma das questões que tem intrigado internautas nos últimos dias. Desde o último sábado (23), fotos do veículo em pontos turísticos da cidade, como o Arco do Triunfo, têm acumulado mais de 3 milhões de visualizações no Twitter/X — até o momento.
“Nem sabia da repercussão no X, que nem tenho conta na plataforma. Me surpreendi”, disse o dono do veículo Aiglon Declie, em entrevista ao G1 divulgada nesta terça-feira (26). Segundo Aiglon, ele publicou as fotos primeiro em um grupo do Facebook de admiradores do Chevette. Hoje, a foto viralizou e já foi comentada por diversos perfis no Twitter/X. Confira algumas das principais publicações:
fuck it
CHEVETTE EM PARIS pic.twitter.com/HRyaYfaQ4N
— 𝐂𝐞𝐬𝐚𝐫 🐱 (@cesar137__) December 23, 2023
E com placa de BELO HORIZONTE https://t.co/eVHB6xDa6a
— Elinhas (@df_porto) December 25, 2023
alguém de BH levou seu Chevette pra Paris pic.twitter.com/eaY0vJIPdP
— Rolê Aleatório (@rolealeatorio) December 26, 2023
E, afinal, o que esse Chevett SL Série Luxo modelo 1988 estava fazendo em Paris com uma placa de BH? Aiglon explicou que, na verdade, esse é o resultado de uma tentativa de anos para levar o veículo até lá. O dono nasceu em Belo Horizonte e mora em Paris desde 2015. “Em setembro deste ano, depois de esperar mais um carro para conseguir dividir o contêiner que ia levá-lo para Paris, consegui. Em 12 de novembro deste ano, meu ‘carro de estimação’ chegou”, explicou o mineiro ao G1.
Um dos motivos para levar tanto tempo para Aiglon e o Chevette se reaproximarem foi a pandemia da Covid-19, iniciada em 2020. O dono também precisou esperar ter condições financeiras de recomprar o carro com seu sogro — pois havia vendido para conseguir se mudar —, além de ter que fazer alguns ajustes no automóvel com base na legislação local para andar com o Chevette em ruas parisienses.
“Foi, inclusive, a venda do Chevette que ajudou a pagar as passagens da família para a mudança. Vendi para meu sogro, para que o carro ficasse na família, e recomprei assim que pude”, contou. Assista ao vídeo de Aiglon falando sobre sua história:
Um Chevette com placa de Belo Horizonte estacionado em uma rua de Paris: sim, a foto que viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (25/12), é real. O dono do veículo, modelo 87/88, é o brasileiro Aiglon Declie, de 38 anos, morador da capital francesa. pic.twitter.com/ypOeybNej0
— O Tempo (@otempo) December 25, 2023
Agora, Aiglon também criou um perfil oficial no Instagram para divulgar fotos e vídeos de suas aventuras com o Chevette por Paris: @chevette_france.