O jovem Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos, de 20 anos, salvou uma mãe e duas crianças de serem arrastadas pela correnteza de uma forte enchente em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (21). O vídeo do resgate, que durou cerca de cinco minutos, repercutiu na internet e o rapaz foi homenageado pelas autoridades.
Ao g1, Marcos contou que estava em um ônibus na rua Ministro Lafaiete de Andrade, em Comendador Soares, quando viu o carro da família preso na enxurrada. Segundo o auxiliar de logística, aquele não era o trajeto usual do transporte, que seguiria pela Via Light. No entanto, a rua estava completamente alagada e, por isso, o motorista optou pelo desvio.
Ao passar pelo endereço onde a mãe e as duas filhas gêmeas estavam, ambas de um ano, Marcos disse ter escutado pessoas gritando em uma academia para alertar que o veículo estava sendo arrastado. Para ajudar a família, ele explicou que correu até a porta do ônibus e prendeu a roda do carro, que passava ao lado, com a perna.
A mulher que estava dentro do automóvel passou uma das crianças pela janela. A outra, por sua vez, foi retirada normalmente, enquanto chorava. No registro feito, é possível ver a segunda menina saindo e por último a mãe delas. Ela teve a ajuda de Marcos para subir no ônibus, momentos antes do carro ser levado pela correnteza. Assista:
NOVA IGUAÇU | Homem salva mulher e um bebê que ficaram presos dentro do carro no alagamento por causa da chuva forte. pic.twitter.com/bAuBsLcUxA
— Informações RJ (@Informacoes_RJ) February 22, 2024
Conforme o relato de Marcos, o ônibus em que ele estava sofreu uma pane por conta da água e os passageiros ficaram aguardando outro coletivo chegar. O jovem, no entanto, preferiu ir embora por conta própria, uma vez que estava a 20 minutos de sua casa. Ao g1, ele informou que quando chegou no local se deparou com o imóvel cheio de água, e que perdeu móveis e eletrodomésticos.
Casa alagada
A família de Marcos Vinícius foi apenas uma das vítimas das fortes chuvas no Rio de Janeiro. Ele precisou colocar os móveis para o alto, na tentativa de salvá-los. A tia dele, que mora na casa ao lado, também teve perdas. Eles abriram uma vaquinha online para arrecadar dinheiro com o objetivo de reparar os prejuízos. Clique aqui para ajudar também.
“Obrigado a todos que estão mandando mensagem, estou bem. Cheguei em casa e estou ajudando minha tia e botando meus móveis para o alto também. Deus sabe das coisas”, escreveu o jovem. “Depois de um dia desse, olha como está o quintal da minha tia. Tudo alagado. Está tudo para o alto, mas Deus sabe das coisas”, completou.
Herói
Apesar da situação complicada em que se deparou, o auxiliar de logística foi homenageado pelas autoridades por ter salvado a mãe e as duas crianças que estavam presas no carro. O secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Leandro Sampaio Monteiro, usou as redes sociais para elogiar Marcos.
“Quero parabenizar o jovem que fez um resgate ainda pouco no município de Nova Iguaçu. O rapaz arriscou a sua vida se equilibrando num ônibus para resgatar uma família que estava presa num veículo, que logo após o resgate, foi levado pela correnteza. Herói! Herói! Herói”, escreveu. Veja:
Quero parabenizar o jovem que fez um resgate ainda pouco no município de Nova Iguaçu. O rapaz arriscou a sua vida se equilibrando num ônibus para resgatar uma família que estava presa num veículo, que logo após o resgate, foi levado pela correnteza.
Herói! Herói! Herói— leandro monteiro (@leandro_mont) February 22, 2024