Um homem do Rio Grande do Sul acionou um aplicativo de relacionamentos no Procon após não conseguir encontros por meio da ferramenta. De acordo com informações divulgadas pelo g1 nesta segunda-feira (4), o órgão de defesa do consumidor declarou que ele teria assinado um serviço de impulsionamento do perfil, mas não obteve o resultado esperado.
A reclamação foi registrada pela internet em outubro. Rafael Gonçalves, diretor do Procon Porto Alegre, afirmou que o formulário foi preenchido com um relato do histórico do usuário no aplicativo e também um “desabafo”. A identidade dele, entretanto, não foi divulgada. “Ele está há quatro anos pagando o perfil e não conseguiu nenhum encontro. Ele se sente prejudicado por não ter conseguido um encontro”, disse Gonçalves.
O aplicativo de relacionamentos usado pelo homem foi acionado pelo Procon e tem até esta quinta-feira (7) para responder todos os questionamentos. Depois da manifestação da plataforma, o órgão dará prosseguimento ao caso. Apesar disso, inicialmente foi avaliado pela empresa que a assinatura pelo impulsionamento do perfil não garante encontros, somente uma maior visibilidade da conta.
“O aplicativo é responsável pela divulgação dos perfis”, explicou o diretor. A função do Procon é investigar e, se necessário, aplicar sanções administrativas para assegurar que os direitos do consumidor sejam respeitados. Em casos como este, é preciso avaliar se houve alguma forma de propaganda enganosa ou se o serviço foi devidamente prestado conforme estipulado.