Henrique da Silva Chagas, o homem de 27 anos que morreu enquanto passava por um procedimento estético realizado na clínica Studio Natalia Becker, falou sobre o tratamento com o seu marido pouco antes de morrer, na tarde desta segunda-feira (3).
Segundo divulgado pelo Metrópoles, o boletim de ocorrência do caso revelou que ele afirmou ao marido, que o acompanhava na clínica, que o tratamento com peeling de fenol “doeu demais”. Henrique ainda comentou que a mãe dele, que também havia manifestado interesse em fazer o mesmo procedimento, não aguentaria.
Há um mês, Henrique saiu de Pirassununga, no interior de São Paulo, para conhecer a clínica, que havia encontrado pelas redes sociais. Ele pagou R$4.300 à vista pelo procedimento, de acordo com amigos da vítima ouvidos pela CNN.
O caso aconteceu na clínica da influenciadora Natália Becker, que soma mais de 200 mil seguidores apenas no Instagram. Natalia passou mal após a constatação do óbito de Henrique no local. Segundo o boletim de ocorrência, a empresária acompanhou todo o socorro ao seu paciente, mas teve uma queda de pressão, que chegou a 9 por 5, com a confirmação da morte, e foi levada para um pronto-socorro na região.
O caso
De acordo com o boletim de ocorrência, o namorado da vítima contou que Henrique queria fazer o procedimento para reduzir marcas no rosto e, após pesquisas, acabou escolhendo a clínica de Natália. De acordo com ele, não foi feito nenhum teste prévio para eventuais alergias. O “peeling de fenol” é indicado para o tratamento de rugas e flacidez, mas também usado para tratar melasma e marcas de acne.
Ainda em depoimento, o companheiro relatou que a vítima teria passado por uma limpeza de pele e uma aplicação de anestésico seguida de uma raspagem para receber o composto orgânico (fenol). Ao fim do procedimento, ele teria sido avisado por Natália que tinha sido “um sucesso” e que Henrique teria “suportado a dor com certa tranquilidade”.
Ao ver o namorado, no entanto, percebeu que ele tremia e estava nervoso. Logo depois, Henrique começou a respirar muito forte pela boca e pediu socorro. Natália e as funcionárias, então, acionaram o serviço de emergência. O SAMU constatou o óbito.
Natália, que estava no estabelecimento, relatou que Henrique teve dificuldade para respirar após o procedimento e pediu ajuda. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros socorros. Apesar das tentativas de reanimação, porém, o homem teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
O perfil da influenciadora na rede social, no entanto, foi desativado com a repercussão do caso. Ao procurar a página, aparece a seguinte mensagem: “Esta página não está disponível. O link em que você clicou pode não estar funcionando, ou a página pode ter sido removida. Voltar para o Instagram”. Em seu site, ela se apresenta como “premiada especialista” com consultórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia.
Segundo o marido da influenciadora, que é coproprietário da clínica e também compareceu ao local, “o peeling é um procedimento superficial e, por isso, não é exigido nenhum exame anterior”. A médica que prestou socorro informou que clínicas de estética têm autorização para fazer o procedimento, mas que há riscos que precisam de suporte de saúde.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que fará uma apuração sobre a ocorrência na Vigilância Sanitária e que, segundo a Subprefeitura de Santo Amaro, o local possui licença de funcionamento. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública em nota, a esteticista está sendo investigada. Nem a clínica, a influenciadora ou seus representantes se manifestaram sobre o assunto até o momento. O caso foi registrado como morte suspeita pela Polícia Civil e a investigação corre como homicídio culposo (sem intenção de matar) pelo 27º Departamento de Polícia (Campo Belo).