O influencer Diego Friggi morreu na tarde de domingo (10), aos 35 anos, vítima de uma embolia pulmonar. Ele esperava uma vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em um hospital vinculado a um plano de saúde particular, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Conforme a Band, Friggi começou a ser sentir mal no mês de outubro e procurou um pronto-socorro vinculado ao plano de saúde particular. Na ocasião, o influencer foi diagnosticado com pneumonia e orientado a se tratar com medicamentos em casa. No entanto, ele não obteve melhora e precisou voltar para a unidade de saúde e realizar um novo atendimento.
O canal acrescentou que o quadro de Diego se agravou e ele precisou ser internado. Neste ínterim, os médicos alertaram sobre o diagnóstico, afirmando que o influencer precisaria ser transferido para um leito de UTI. Segundo a família, o convênio alegou a indisponibilidade de vaga e disse que o plano de saúde tinha carência. Por esta razão, existia a dificuldade para a mobilidade do paciente.
Poucas horas antes de sua morte, a família pediu orações em uma publicação no Instagram. O texto foi assinado pela namorada dele, Bruna Martins. “Fala pessoal, como vocês estão acompanhando, o Diego estava tratando em casa de uma pneumonia. Porém, não obteve melhora e foi novamente para o hospital. Ontem (8 de novembro) foi diagnosticado com uma embolia pulmonar e segue internado e aguardando para ser transferido para uma UTI. Provavelmente ele vai ficar sem celular por alguns dias, e não temos previsão de alta. Assim que tivermos qualquer novidade informaremos vocês nos stories. Orem pelo Diego”, pediu.
Veja:
O velório de Diego Friggi aconteceu domingo e o sepultamento na segunda-feira (11), no Cemitério Padre Rodolfo Komorek. O rapaz acumulava 670 mil seguidores em apenas uma das redes sociais. Ele deixa um filho.
Empresa se pronuncia
Em nota, a empresa responsável pelo plano de saúde disse que “Diego recebeu toda assistência médica e hospitalar necessária com aplicação de protocolos de atendimento, e que a busca por vaga para transferência ao sistema único de saúde (SUS) foi realizada devido a questões administrativas sem causar qualquer prejuízo ao atendimento prestado ao paciente”.
O que é embolia pulmonar?
De acordo com o Ministério da Saúde, a embolia pulmonar também é conhecida por “infarto pulmonar” e “tromboembolismo pulmonar”. Ou seja, é uma doença ocasionada por uma obstrução dos vasos sanguíneos e que afeta o coração. No caso da embolia, a circulação sanguínea é prejudicada pelo acúmulo de coágulos de sangue em veias e artérias.
Um quadro grave, por exemplo, tem início quando um trombo (coágulo ou êmbolos) localizado em uma das veias das pernas ou da pelve se solta, bloqueando as artérias dos vasos do pulmão. Devido à dificuldade em respirar e às lesões no órgão, a quantidade de oxigênio no sangue diminui e as partes funcionais de todo o corpo podem ser afetadas.
O quadro, em geral, se dá por conta de hábitos de saúde danosos, como o tabagismo e o sedentarismo. Mas também pode ocorrer por complicações de outras doenças, longo tempo de imobilidade, uso de alguns anticoncepcionais ou distúrbios de coagulação sanguínea.