Netflix, corre aqui que temos um novo roteiro pra você! O vídeo de uma influenciadora viralizou nos últimos dias após ela ter “salvado” seis pessoas de um naufrágio. Laura Alvarenga Pires Lima estava mostrando a vista do deck de um cruzeiro em suas redes sociais, quando começou a ouvir gritos de socorro. Ela logo alertou a tripulação e a atitude fez com que seis pescadores fossem resgatados de um barco que estava à deriva.
O caso aconteceu na noite de domingo (19), no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Laura estava gravando stories e notou uma gritaria ao fundo. “Olha aí, gente. Que lindo! Tá tudo azul isso aqui. Não é efeito. Tá tudo azul, tá começando a escurecer. Que p***a é essa? Tem alguém gritando socorro. Será que tá no meio do mar ali? Tem alguém ali pedindo socorro”, disse, assustada.
A criadora de conteúdo, então, chamou seus amigos para conferir o que estava acontecendo e percebeu que realmente se tratava de um grupo de homens perdido no mar. Uma das vítimas estava até com uma lanterna acenando para a embarcação. “Eu fui filmar para o meu Instagram. Eu só queria filmar o céu, posto tudo e faço um destaque. Gelou todo o corpo. Levei um susto, porque não tinha nada perto. Logo pensei: ‘como elas [pessoas] estavam ali?”, comentou.
Laura e a companheira de viagem, Bárbara de Lemos Rodrigues, avisaram o que tinham visto para a tripulação no navio. Rapidamente após o alerta, o diretor da viagem anunciou aos passageiros que iriam voltar para prestar socorro às vítimas: “Senhoras e senhores, um minuto de sua atenção, por favor. Aqui quem fala é o diretor do cruzeiro em nome do comandante. Às 18h, um navio próximo foi avistado em um incidente. Estamos, neste momento, envolvidos em uma operação de resgate. Estamos em constante contato com a guarda costeira. Assim que tivermos mais informações, faremos um novo anúncio”.
A influenciadora continuou narrando a saga e explicou que foi iniciada uma busca pelos náufragos. “Achou! Nossa, graças a Deus. Bora comemorar. Eu acho que nenhum dia da minha vida eu pensei que ia ver um negócio desses. E nem queria ter visto, porque assusta”, comemorou.
Mais tarde, o diretor do cruzeiro confirmou o salvamento: “[As vítimas] foram resgatadas. Apesar do choque, estão fisicamente bem. Foram entregues à guarda costeira para que recebam assistência médica e possam voltar as suas casas em segurança o mais rápido possível. Agradecemos mais uma vez pela compreensão de todos, e agora seguiremos viagem em direção a Búzios”. Assista:
Influenciadora descobre náufragos durante passeio de cruzeiro (parte 1) pic.twitter.com/QJ7DeU8XFT
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) November 22, 2023
Influenciadora descobre náufragos durante passeio de cruzeiro (parte 2) pic.twitter.com/DUEn3zwlCm
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) November 22, 2023
Influenciadora descobre náufragos durante passeio de cruzeiro (parte 3) pic.twitter.com/LMANzhcipx
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) November 22, 2023
Influenciadora descobre náufragos durante passeio de cruzeiro (parte 4) pic.twitter.com/8gEUnqKQSs
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) November 22, 2023
Influenciadora descobre náufragos durante passeio de cruzeiro (parte 5) pic.twitter.com/Cb48gkGFRc
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) November 22, 2023
Acidente é investigado
O naufrágio do barco terminou vitimando um dos pescadores. Ao todo, seis pessoas foram resgatadas com vida. Um homem identificado como José Luiz Tito, de 60 anos, não resistiu. De acordo com o g1, a hipótese da Defesa Civil é que ele tenha batido com a cabeça. Os demais sobreviventes foram entregues à guarda costeira e encaminhados para um hospital da região. Dois deles já receberam alta.
O barco entrou no mar no sábado (18), mas foi atingido por ventos de até 80 km/h. A Marinha e a Polícia Civil investigam as causas do acidente. “Um procedimento interno será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de situações análogas no futuro e verificar se o mau tempo contribuiu para o ocorrido”, disse a Marinha em nota.