A influenciadora e esteticista Natalia Fabiana de Freitas, conhecida nas redes sociais como Natalia Becker, se apresentou à polícia nesta quarta-feira (5). Ela foi a responsável pelo “peeling de fenol” que matou o empresário Henrique Chagas na última segunda (3). Desde então, a proprietária da clínica Studio Natalia Becker era procurada pelas autoridades.
Como não há pedido de prisão contra Natalia, que foi indiciada por homicídio doloso, ela prestou depoimento e foi liberada em seguida. A influencer chegou ao local acompanhada do marido e da advogada. Ao sair, ela falou com a imprensa. “Estavam sendo muito difíceis esses dias para mim”, iniciou ela.
“Estou muito triste pelo que ocorreu. Sinto muito pela família dele. Acabou com a minha vida isso, jamais tive a intenção de prejudicar ele”, disse Natalia. Segundo o delegado Eduardo Luiz Ferreira, titular do 27° DP (Campo Belo), a esteticista não teria permissão para realizar o procedimento, que deve ser feito por um médico.
“A polícia entende que o crime que foi infringido é homicídio na modalidade dolosa [dolo eventual], não pelo fato de a autora ter tido vontade no resultado morte, mas por ter aceitado, de certa forma, o risco de ter produzido a morte”, explicou ele. A advogada de Natalia, Tatiane Forte, alegou que ela faz o procedimento desde o final de 2023 e se formou por meio de cursos online.
“Nós temos que esperar o laudo, a gente acha pouco provável que seja o fenol”, comentou. A defesa ainda revelou o motivo para a influencer ter demorado para se apresentar à polícia. “Ela passou muito mal, viu uma pessoa morrendo na clínica dela, teve crise de ansiedade, então estávamos respeitando o tempo dela”, declarou.
Esteticista se apresenta à polícia pic.twitter.com/Bw2Z1J7wg3
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) June 5, 2024
Peeling de fenol: Dona de clínica depõe na delegacia após cliente morrer durante procedimento estético. #BrasilUrgente #BandJornalismo pic.twitter.com/3bLbo0oCvR
— Brasil Urgente (@brasilurgente) June 5, 2024
A advogada também afirmou que não há nada de errado com o estabelecimento onde o procedimento estético foi realizado: “É uma clínica de estética simples, não tem nada de errado, então a gente precisa esperar o laudo pra entender se o paciente tinha algum outro problema”.
Já o delegado apontou que, durante treinamento, a esteticista foi instruída que poderia utilizar fenol na proporção de 30%. “A polícia se manifesta no sentido de que existe um regramento que estabelece o que é ato médico. Ela descreve que, nesse caso, ato médico seria, dentre outros, procedimentos invasivos, seja de estética ou medicina, ou seja, todo aquele em que ocorre algum tipo de invasão, seja de instrumento, líquido ou objeto na pessoa. Acredita-se que tenha ocorrido a penetração do fenol na região cutânea da vítima”, declarou ele.
Ainda segundo Ferreira, duas funcionárias da clínica já foram ouvidas. Outras duas também devem prestar depoimento, além da mãe da vítima e do marido de Natalia. A Secretaria Municipal da Saúde informou que a clínica foi interditada e autuada pela Vigilância Sanitária por exercer procedimentos em desacordo com a legislação vigente.
O caso
De acordo com o boletim de ocorrência, o namorado da vítima contou que Henrique queria fazer o procedimento para reduzir marcas no rosto e, após pesquisas, acabou escolhendo a clínica de Natália. De acordo com ele, não foi feito nenhum teste prévio para eventuais alergias. O “peeling de fenol” é indicado para o tratamento de rugas e flacidez, mas também usado para tratar melasma e marcas de acne.
Ainda em depoimento, o companheiro relatou que a vítima teria passado por uma limpeza de pele e uma aplicação de anestésico seguida de uma raspagem para receber o composto orgânico (fenol). Ao fim do procedimento, ele teria sido avisado por Natália que tinha sido “um sucesso” e que Henrique teria “suportado a dor com certa tranquilidade”.
Ao ver o namorado, no entanto, percebeu que ele tremia e estava nervoso. Logo depois, Henrique começou a respirar muito forte pela boca e pediu socorro. Natália e as funcionárias, então, acionaram o serviço de emergência. O SAMU constatou o óbito. Natália, que estava no estabelecimento, relatou que Henrique teve dificuldade para respirar após o procedimento e pediu ajuda. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros socorros. Apesar das tentativas de reanimação, porém, o homem teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
O perfil da influenciadora na rede social foi desativado com a repercussão do caso. Ao procurar a página, aparece a seguinte mensagem: “Esta página não está disponível. O link em que você clicou pode não estar funcionando, ou a página pode ter sido removida. Voltar para o Instagram”. Em seu site, ela se apresenta como “premiada especialista” com consultórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Saiba mais detalhes clicando aqui.