A Jovem Pan News exibiu, na última segunda-feira (11), um vídeo sem tarjas em que o anestesista Giovanni Quintella Bezerra estuprava uma mulher durante o parto. As cenas explícitas foram ao ar no “Jornal Jovem Pan”, por volta das 20h30, e causaram muita revolta nas redes sociais. Já nesta quarta-feira (13), o jornalista Fefito, colunista do UOL, revelou como o caso grave “ficou por isso mesmo” dentro da emissora.
O telejornal mostrou as imagens do flagrante do anestesista sem nenhum desfoque, ou seja, expôs nitidamente como ele colocou o pênis na boca da paciente no hospital em São João de Meriti (RJ). Com isso, a identidade da vítima foi completamente exposta, já que foi possível ver claramente o seu rosto. O canal costuma divulgar na íntegra os vídeos do noticiário, contudo, a edição do dia 11 foi privada e não está disponível na internet para acesso do público.
Segundo Fefito, a decisão de exibir o vídeo sem nenhuma censura teria sido uma ordem direta de uma produtora executiva, que havia saído recentemente do “Cidade Alerta”, da Record TV. O jornalista apontou que, depois da repercussão negativa, a Jovem Pan decidiu tirar o vídeo do jornal de seu site. Nenhum dos envolvidos do episódio teria sido punido. A empresa teria interpretado, internamente, que tudo não passava de um “descuido da produção”, visto que outros noticiários do canal exibiram a cena com o devido desfoque. Então, tudo se resolveu com uma conversa.
Protestos e críticas na web
Diante do caso, a sede da Jovem Pan News foi alvo de protestos na tarde de hoje. Na porta da emissora, mulheres do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) repudiaram a exposição da vítima, criticando o sensacionalismo e acusando o casal de misoginia. As manifestantes argumentaram que essa veiculação das imagens sem censura é como uma segunda violência para a paciente, que acabou exposta em rede nacional.
De acordo com a revista Fórum, o coletivo Mulheres em Movimento também deve protocolar uma ação no Ministério Público Estadual, pedindo que a Jovem Pan seja investigada e punida por ter exibido o rosto da vítima do estupro. “A Jovem Pan é uma concessão pública e deve se pautar pela ética, ao invés de incentivar a violência; não podemos normalizar esse tipo de atitude que só degrada cada vez mais as mulheres em todo o país”, declarou Ediane Maria, coordenadora do movimento. “Basta de expor a vítima de um estupro num centro cirúrgico em veículos de informação sem qualquer tarja que proteja seu corpo e sua vida! Exigimos reparação e respeito! É pela vida e pela integridade das mulheres”, disse um post do MTST no Instagram. Olha só:
Ver essa foto no Instagram
Nas redes sociais, a atitude da Jovem Pan News também foi alvo de muitas queixas por parte do público, que ficou horrorizada com a falta de sensibilidade para com a vítima. “A conduta da Jovem Pan precisa ser apurada. A veiculação de cena de estupro, mesmo quando feita por meio jornalístico, precisa contar com recursos impeçam a identificação da vítima ou seu consentimento, do contrário, a veiculação da imagem de vítima de estupro é crime”, declarou a advogada Jéssica da Mata.
A conduta da Jovem Pan precisa ser apurada. A veiculação de cena de estupro, mesmo quando feita por meio jornalístico, precisa contar com recursos impeçam a identificação da vítima ou seu consentimento, do contrário, a veiculação da imagem de vítima de estupro é crime. https://t.co/eQmxbkYoFV
— Jessica da Mata (@damatajessica) July 13, 2022
“E a Jovem Pan News que acabou de colocar parte da cena do estupro cometido pelo anestesista sem tarja, sem borrão… Sem nada? Maldita hora que eu fui mudar de canal, meu Deus do céu”, lamentou outra espectadora no Twitter. “Tem que processar essa ‘emiçora'”, revoltou-se a escritora Rosana Hermann. Confira mais reações pela web:
E a jovem pan news que acabou de colocar parte da cena do estupro cometido pelo anestesista sem tarja, sem borrão.. Sem nada? 😢
Maldita hora que eu fui mudar de canal, meu Deus do céu. 😳— ñãð §ðµ Ðå §µå låïå (@me_erra_idiota) July 11, 2022
TEM QUE PROCESSAR ESSA 'EMIÇORA'-> Jovem Pan deixa vídeo de jornal com cena de estupro indisponível no site https://t.co/MsemRCQiKV via @splash_uol @UOL
— Rosana Hermann (@rosana) July 12, 2022
Eu tô simplesmente horrorizada com a Jovem Pan mostrando uma cena de estupro sem censura nenhuma.
— Lívia Lamblet 🎨🇵🇸 (@livialamblet) July 12, 2022
https://twitter.com/cronicasccp/status/1546939013940084736?s=20&t=i-JM9mxsexNDTJcTdBG6xg
Até o momento, a Jovem Pan não se manifestou publicamente sobre o caso.