A avó paterna da criança, de 2 anos, está sendo ameaçada pelas redes sociais. A mulher ficou responsável pela menina após os pais, Igor Viana e Ana Vitória dos Santos, serem investigados por maus-tratos, estelionato e outros crimes envolvendo a garota, que tem paralisia cerebral. A ação foi tomada pelo Conselho Tutelar de Anápolis, em Goiás, na última segunda-feira (24).
Em entrevista ao g1, a conselheira Grazielle Ramos explicou a decisão do órgão e compartilhou as queixas da mãe de Igor. “A avó me relatou que estão agredindo ela nas redes sociais, reclamando, falando mal do Conselho Tutelar, questionando o motivo de o Conselho entregar a menina para ela. Mas essas pessoas não sabem que nós fizemos todo um estudo antes de entregar a criança para a avó“, declarou.
A conselheira também revelou a reação do influenciador no momento em que foi resgatar a criança. “Ele debochou muito dizendo que graças a mim, agora ele vai ficar mais famoso do que ele já é. Ele chegou a fazer caretas imitando a criança. Aquilo ali foi de um absurdo tão grande, me revoltou de uma forma tão grande que não sei nem explicar a indignação que senti“, disse ela.
No boletim de ocorrência, consta que Igor também foi debochado quando a polícia e o Conselho Tutelar foram até a casa dele para retirar a menina de seus cuidados. Segundo Grazielle, o influenciador agiu de forma “cínica, irônica, debochando o tempo inteiro e rindo da situação“, com ela e com os agentes da polícia.
Aline Lopes, delegada responsável pelo caso, explicou ao g1 que a avó da garota afirmou, em depoimento, ter recebido ameaças e que reuniria provas para entregar à Polícia Civil para uma investigação. Além da mulher, outros profissionais de saúde que estão cuidando da criança também relataram medo à conselheira. Segundo Grazielle, eles temem por represálias.
Ainda ao g1, a conselheira explicou que a guarda da menina será definida depois de um trâmite na Justiça, que garante defesa a Igor e Ana Vitória. “Somente depois de todo o processo legal, o juiz irá definir se a criança irá ficar com ele, com a mãe, com os avós“, concluiu ela.
O caso
Igor Viana é suspeito de maus-tratos, estelionato, desvio de proventos de pessoas com deficiência e de causar constrangimento à criança em Anápolis, a 55 km de Goiânia. As investigações foram iniciadas neste mês após a polícia receber mais de 30 denúncias contra o influenciador. Ana Vitória, mãe da criança, também é investigada.
Segundo a delegada, algumas denúncias afirmam que ela usou o dinheiro da garota com cirurgia plástica. Igor e Ana Vitória estão separados e não disputam judicialmente pela guarda da menina, visto que o acordo feito entre eles, estipulava que a filha moraria com o pai. Ainda de acordo com Lopes, os dois fingiam brigas para comover os seguidores e ganhar engajamento na internet.
Ao ser questionado pelo g1 sobre as acusações, Igor xingou os seguidores de “trouxas” e afirmou que deixaria a filha na porta de um orfanato. Em áudio, ele – que na web se identifica como “Pai da Soso” e “servo do Deus vivo” – ironizou os doadores. “Se eles (seguidores) foram trouxas, a culpa não é minha“, disparou. Em nota ao site, a defesa de ambos os pais informou que eles são inocentes, mas que por se tratar de um caso que tramita sob sigilo, não é possível dar mais detalhes.