As pessoas que transitavam pelo terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos levaram um baita susto depois da bagagem de um passageiro explodir, nesta segunda-feira (12). De acordo com o g1, o incidente teria sido causado por uma máquina de fazer água com gás que estava dentro da mala. Felizmente, ninguém ficou ferido.
A mala pertencia a Flider Nascimento de Moraes, que havia chegado de Orlando, nos Estados Unidos, e seguia para Belo Horizonte, Minas Gerais, após uma conexão na cidade paulista. Conforme relatado pelo portal, o passageiro também havia passado pelos aeroportos de Dallas, Boston e Chicago. Um vídeo do momento correu a web, confira:
Depois do susto, Flider prestou um depoimento à polícia do aeroporto para esclarecer o ocorrido e foi liberado em seguida. O equipamento que ele portava utiliza cilindros de gás carbônico e um deles deu defeito. “Na hora que explodiu, eu fiquei sem reação. Foi quando eu estava fazendo o check-in para ir para Belo Horizonte. A máquina que explodiu. Fiquei muito preocupado, com medo, imagina se tivesse explodido dentro do avião. Esse foi meu choque”, afirmou.
➡️ Mala de passageiro explode em terminal do Aeroporto de Guarulhos pic.twitter.com/fMEgsNVJv7
— UOL Notícias (@UOLNoticias) December 12, 2022
A explosão danificou a bagagem e fez uma parte do teto do aeroporto desabar. A GRU Airport, empresa que administra o aeroporto, confirmou que o motivo do incidente foi um spray na bagagem que estava em área de check-in. “A concessionária esclarece que a equipe de segurança foi prontamente acionada e não houve nenhum dano. O aeroporto está operando normalmente”, disse a nota.
PERIGO: Mala de passageiro explode no Aeroporto de Guarulhos. De acordo com informações de fontes no terminal, o homem transportava gás comprimido em uma máquina para fazer água com gás. Ele trouxe 3 cilindros em um voo de Orlando-EUA, e iria para BH. Não houve feridos. pic.twitter.com/Q64Ry0h8Zr
— Renato Souza (@reporterenato) December 12, 2022
Esse não foi o único incidente no Aeroporto de Guarulhos em dezembro. No dia 5, um vazamento de gás deixou várias pessoas apavoradas no terminal 2. “Começou um chiado muito alto e muito forte e aumentando. Aí todo mundo ficou parado. Até que o pessoal começou a correr. Correram com o chiado porque era muito alto e achei que algo fosse explodir. Parecia que estava vazando alguma coisa”, contou Sarah Brito, também ao g1.
Por causa do desespero de quem estava no local, uma grande confusão foi formada, com pessoas correndo e passando por cima cones e faixas. “Foi gente atropelando faixas e postes, derrubando tudo. Alguns iam e voltavam porque o chiado ia e voltava. Eu também corri para o final, da parte da porta de entrada, para essa área de segurança”, disse Sarah.
Suspeita de vazamento de gás causa correria no aeroporto de Guarulhos pic.twitter.com/pKMhKcl6Ql
— Babilônia (@babiloniaam) December 5, 2022
Mais tarde, o restaurante Pizza Hut confirmou que ocorreu vazamento de gás. “A Pizza Hut Brasil esclarece que o incidente na unidade do terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos tratou-se de um vazamento de CO², devido ao rompimento da mangueira que conecta o cilindro a máquina de refrigerantes da unidade. Apesar do barulho que o rompimento gerou, ninguém se machucou no ocorrido ao qual foi controlado logo em seguida”, declarava o comunicado.