A médica Luciana Xavier Oliveira, de 26 anos, morreu na última terça-feira (13), após sofrer um mal súbito em uma academia no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, enquanto fazia um exercício físico. Outros alunos da academia e uma policial militar, que também é técnica de enfermagem, prestaram os primeiros socorros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com informações do boletim de ocorrência obtidas pelo O Globo, os agentes viram a mulher caída no chão ao chegarem na unidade. Segundo o relato, ela estava muito pálida, com as pupilas dilatadas e com a boca sangrando. Os socorristas ainda tentaram colocar Luciana em uma posição que facilitasse a respiração e passaram a revezar a técnica de reanimação com a pessoa que havia iniciado.
Apesar dos esforços, a médica não retomou a consciência. Ela chegou a ser encaminhada ao Hospital da Unimed do Contorno com vida, mas não resistiu. O corpo passou por exames no Instituto Médico Legal (IML) e depois liberado para a família. O sepultamento ocorreu no Cemitério São João nesta quarta-feira (14).
A academia onde o incidente aconteceu não abriu nesta quinta-feira (15) e publicou uma nota de pesar na qual lamentou a morte da jovem.O Conselho Brasileiro de Oftalmologia também postou uma homenagem à médica. Luciana fazia especialização em oftalmologia na Santa Casa de Belo Horizonte. “A gentileza, amabilidade e dedicação da Dra. Luciana permanecerão vivos na memória de todos”, afirmou o comunicado.