Uma adolescente de 12 anos desapareceu em meio as fortes chuvas na Bahia, nesta quarta-feira (27). Identificada apenas como Amanda, a jovem caiu em um bueiro na cidade de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, segundo a prefeitura. As equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazem buscas na região. Elas tentam mapear a linha de escoamento da água para auxiliar no processo.
A prefeitura ainda informou que, por ser uma galeria muito extensa, os bombeiros estão fazendo aberturas intervaladas a cada 100 ou 200 metros para acessar o local. A expectativa deles é que a adolescente seja encontrada em um último ponto da galeria, próximo ao bairro Jardim Alvorada. A família dela também está acompanhando as buscas.
Ainda segundo a gestão municipal, o bueiro onde o acidente ocorreu fica aberto e já existe há 30 anos. Essa teria sido a primeira vez que uma ocorrência deste tipo aconteceu no local.
Dias D’Ávila é uma das cidades que está com o alerta de perigo divulgado pelo Instituto nacional de Meteorologia (Inmet), que indica perigos referentes ao acumulado de chuvas. A previsão para essas localidades é de chuvas de 100 mm/dia. Outras cidades da região metropolitana e do recôncavo baiano também são citadas no alerta do órgão.
Uma morte já foi registrada em Salvador. A vítima foi identificada como Júnior e tinha 23 anos. Ele estava sozinho em casa, quando um deslizamento de terra fez o imóvel desabar. Outras quatro pessoas ficaram feridas devido aos soterramentos. Até o momento, seis pessoas estão desabrigadas na cidade por causa da chuva, sendo todas do bairro do Lobato.
De acordo com o Inmet, esse é o novembro mais chuvoso em Salvador desde 1961. Só nas últimas 72h, foram registrados cerca de 200 mm de acumulados de água na capital baiana. Entre os dias 1º e 27, foram registrados 322 mm de chuva. Este número é praticamente o triplo da média histórica esperada para todo mês, que é de 108 mm.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques