Hugo Gloss

Menino de 7 anos conta como salvou bebê de 6 meses de engasgamento em SC, e vídeo viraliza; assista

Foto: Reprodução/Instagram

O jovem Théo Luis Resende Custódio, de 7 anos, evitou que um bebê de seis meses morresse engasgado. O garoto realizou uma manobra de primeiros socorros que acabou salvando a vida do recém-nascido. O incidente ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, no início de setembro, e chamou a atenção após o Corpo de Bombeiros local divulgar um vídeo detalhando a experiência do garoto.

“Quero contar pra vocês uma experiência que eu vivi. Eu acho que quem eu salvei nunca vai esquecer um bebê de três meses, ele foi tomar o leite muito rápido. E alguma coisa engasgou. E ele se engasgou. Daí eu pensei, cara, o que eu vou fazer?”, relatou Theo.

O pequeno explicou que precisou confiar em seus instintos para realizar o salvamento de Gael: “Eu tive a autoconfiança de mim mesmo e eu salvei ele [sic]. Com a manobra que eu fiz, que a gente já aprendeu, né? O bombeiro mirim. A mãe do bebê me ajudou a virar o bebê de cabeça pra baixo. (…) Dei cinco tapas nas costas dele, virei ele. Vi se ele tava bem e ele se afogou de novo. (…) Daí na hora que deu os cinco tapas, ele já ficou bem”.

Tudo aconteceu na casa da costureira Ciloca Martins, mãe do bebê. Theo estava acompanhado pela irmã quando percebeu que o bebê estava se engasgando durante a amamentação. Theo aprendeu a manobra de Heimlich com os bombeiros de Palhoça, durante o projeto “Bombeiro Mirim”, coordenado pela corporação em escolas municipais. O projeto visa ensinar medidas de primeiros socorros às crianças.

Na legenda do vídeo, a corporação elogiou a proatividade do jovem. “Vejam a importância de uma pessoa saber técnicas básicas de primeiros socorros independente da idade. Gostaríamos de parabenizar a todos os envolvidos nesse belíssimo projeto, em especial ao Bombeiro Mirim Théo pela sua coragem de salvar uma vida”, declararam os bombeiros.

A mãe de Gael também agradeceu ao pequeno herói: “Obrigada, Theo, por você ser esse menino tão corajoso”.

Assista:

Sair da versão mobile