Michelle Bolsonaro se pronunciou na tarde desta segunda (31), sobre a troca de unfollows entre ela e Jair Bolsonaro. “Esclarecendo a matéria de hoje sobre o meu marido ter deixado de me seguir em seu Instagram, conforme o Jair explicou em várias lives, quem administra essa rede não é ele“, avisou a atual primeira-dama.
Ela negou as especulações de que o casamento poderia ter chegado ao fim. “Eu e meu esposo seguimos firmes, unidos, crendo em Deus e crendo no melhor para o Brasil. Estaremos sempre juntos, nos amando, ‘na alegria e na tristeza’. Que Deus abençoe a nossa amada nação“, escreveu Michelle nos stories da rede social.
De acordo com o jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, foi Carlos Bolsonaro quem teve mais uma crise com Michelle, e decidiu dar unfollow na primeira-dama, usando o perfil do pai. Ela, por sua vez, teria retribuído o gesto após reclamar com o marido e ele lavar suas mãos sobre o caso. A situação teria ocorrido na esteira de uma crescente desavença entre Michelle e o filho “02” de Bolsonaro.
Em seu livro “Sem Máscara”, Amado narra como a relação entre Carlos e Michelle – que já não era boa – ficou pior a partir de 2021. Segundo o jornalista, o vereador do Rio de Janeiro passou seis meses morando no Palácio do Alvorada, com receio de ser preso numa operação do Supremo Tribunal Federal. Entretanto, a decisão teria contrariado a primeira-dama, incomodada com o que considera uma “intromissão excessiva” do enteado na vida do casal. Esse teria sido o pior momento da convivência entre ela e o filho de Bolsonaro.
Essa antiga crise só se acalmou numa situação em que o presidente teve de ser internado às pressas, ocasião que obrigou Carlos e Michelle a ficarem juntos de Bolsonaro num hospital em São Paulo. O vereador teria até feito questão de acompanhar o pai e a madrasta durante esse período.
Já neste ano, com a campanha pela reeleição, a situação voltou a ficar tensa na família e a relação complicou outra vez… A entrada de Carlos no Palácio do Alvorada seguia limitada, mas o vereador reclamou como isso o atrapalhava no trabalho de cuidar das redes sociais do pai. Por fim, o político pediu uma licença na Câmara dos Vereadores do Rio e passou a ficar a semana toda em Brasília. Entretanto, por ordem de Michelle, ele passou a evitar permanecer na residência do presidente enquanto a primeira-dama estivesse lá.
Michelle também já teria se incomodado com a presença e proximidade de Jair Renan Bolsonaro, quarto filho do político, quando ele ainda era adolescente. De acordo com o jornalista, ela teria convencido o presidente a deixar seu filho – com a advogada Ana Siqueira Valle – a morar sozinho. A primeira-dama teria se irritado com as namoradas que o rapaz queria levar para a casa do pai, no Condomínio Vivendas da Barra, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Unfollow após derrota nas urnas
A troca de unfollows veio horas após Jair Bolsonaro (PL) ser derrotado nas eleições presidenciais do Brasil. Enquanto ele obteve 49,1%, Luís Inácio Lula da Silva (PT), foi eleito com 50,9% dos votos. Ativo nas redes sociais, o atual presidente não se manifestou sobre o resultado até o momento. No entanto, os internautas logo notaram que ele e a esposa, Michelle, haviam parado de se seguir no Instagram.
Jair reservou para a primeira-dama, um papel crucial na campanha. Michelle viajou para as regiões onde ele era considerado mais fraco, como o Nordeste, e também fez uma série de eventos voltados para as mulheres, público que mais rejeitava o político. A esperança era de que ela pudesse reverter a imagem negativa de Jair com o eleitorado feminino, que o via como alguém agressivo. Carlos Bolsonaro, filho do presidente, também reagiu e deu unfollow na madrasta. Michelle já não segue o vereador.
Desde o resultado, Jair se manteve em silêncio. Esta é a primeira vez que um presidente não é reeleito no país, e que não reconhece a vitória do oponente. Tradicionalmente, os candidatos derrotados fazem uma declaração pública sobre o resultado ainda na mesma noite, o que também não aconteceu nas últimas 13 horas. Com 100% das urnas apuradas, Lula obteve 60,3 milhões de votos, e Bolsonaro, 58,2 milhões de votos.
Segundo a jornalista Andréia Sadi, da GloboNews, o presidente foi dormir após a apuração e não quis receber visitas no Palácio da Alvorada. Ministros e deputados do governo teriam tentado demonstrar apoio, mas foram informados de que Jair não queria ver nem seus aliados mais próximos. No entorno do presidente, há uma cobrança para que ele se manifeste ainda nesta segunda-feira.
Michelle e Jair Bolsonaro se conheceram em 2007, quando ela trabalhava em um gabinete vizinho ao dele na Câmara dos Deputados, em Brasília. Eles se casaram em novembro do mesmo ano e são pais de Laura, hoje com 11 anos, a quinta herdeira do presidente da República. Michelle é a terceira esposa do líder do executivo.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques