Uma mulher de 67 anos, identificada como Maria Palmira Silva, denunciou que sofreu importunação sexual por parte do ex-empresário de forró Emanoel Gurgel, de 71. O caso ocorreu às 5h25 do dia 19 de junho, no elevador de um prédio residencial em Fortaleza, no Ceará. Contudo, imagens do momento foram divulgadas apenas nesta terça-feira (9).
Como visto na gravação, Maria entra no elevador primeiro, e pouco depois Gurgel integra o ambiente. Eles são vistos conversando até que o empresário começa a tocar a mão da vítima e segurá-la. Logo depois, ele apalpa os seios dela, segundo relato da mulher às autoridades. Assista:
Mulher denuncia importunação sexual em elevador de prédio em Fortaleza. Câmera de segurança registrou o caso. Homem diz que tentou alertar a vítima sobre os “riscos do tabagismo”.
➡ Assista ao #ConexãoGloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/NGpmntuT1m
— GloboNews (@GloboNews) July 10, 2024
A Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que Maria Palmira procurou a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), responsável pelas investigações do caso, após registrar a ocorrência. No momento, a Polícia Civil está ouvindo testemunhas.
Em depoimento, a vítima afirmou que estava descendo para fumar e que não conhecia Gurgel. Ela acrescentou que morava há pouco tempo no prédio e acabou se mudando após o episódio. Diante do ocorrido, Maria está recebendo assistência psicológica por parte da equipe da DDM.
Ao g1, o advogado da mulher, Nasareno Saraiva, reiterou que pediu a prisão preventiva do denunciado. “Assim que ele pegou no braço dela, ela ficou logo assustada. Depois, ele pega na mão e fica perguntando quem era a manicure dela. Ela fica envergonhada, diz que não tem manicure. É uma senhora, uma vó. E ele começa a alisar o peito dela”, detalhou.
Conforme Saraiva, após saírem do elevador, Gurgel foi para a garagem do edifício, enquanto Palmira ficou “parada, uns cinco minutos, chorando”. “Depois que ela foi perguntar ao porteiro e descobriu quem era”, relatou. Maria nasceu no Ceará, mas estava morando em Cuiabá, no Mato Grosso, há anos. Ela é enfermeira aposentada e voltou em junho para Fortaleza, hospedando-se no apartamento da irmã, de 74 anos.
O que diz a defesa
Em nota, a assessoria jurídica e de comunicação de Emanoel Gurgel declarou que seu cliente recebeu com surpresa, a notificação. “Ele esclarece que tentou apenas alertar a senhora sobre os riscos do tabagismo, citando que seu próprio pai faleceu devido a isso. Não houve qualquer tipo de postura indevida”, defendeu.
“Emanoel tem 71 anos, é pai de 7 filhos e é casado há 25 anos. Ele é ex-empresário de grupos musicais e, hoje, atua com radiodifusão. Emanoel Gurgel reafirma seu compromisso com o respeito e a dignidade de todas as pessoas, e está cooperando integralmente com as autoridades para esclarecer os fatos”, continuou o texto.
Por fim, a equipe de Gurgel rebateu a acusação. “Ele afirma que é inocente e que a verdade prevalecerá. E agradece o apoio de todos durante este momento. Os advogados de Emanoel esclarecem ainda que o inquérito corre em segredo de justiça e que seu cliente ainda não foi notificado da suposta acusação”, concluiu.