Na manhã desta quinta-feira (9), o Globocop flagrou o resgate de uma mulher e seu cãozinho em Eldorado do Sul, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Em vídeo divulgado pela GloboNews, é possível ver o momento em que a moça, que estava abraçada com o pet no topo de um telhado rodeado pela água, é alcançada pelo resgate.
Um policial desce de rapel da aeronave, que então joga uma corda para ajudá-los. Após se assegurar de que ambos estão bem presos, o helicóptero então iça a moça, que abraça o cachorro bem apertado, no ar. Ambos são puxados para dentro, enquanto o repórter Victor Rosa, da RBS, narra toda a ação. Assista abaixo:
Globocop flagra resgate de mulher abraçada com cachorro pic.twitter.com/8J7CiaGgXj
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) May 9, 2024
Segundo o canal, a aeronave pertence às Operações Aéreas da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. Os agentes teriam tentado resgatar um outro animal, que se assustou com o barulho do helicóptero. Foi quando encontraram a família isolada no telhado de uma das casas da redondeza.
Em nota emitida no site da Prefeitura de Eldorado do Sul, os moradores da região foram orientados pela Defesa Civil a sinalizarem os locais que precisam de resgate com um pano vermelho e aguardarem a chegada das equipes. O método está sendo utilizado devido à falta de contato via WhatsApp.
No início da semana, eles fizeram um apelo urgente por ajuda de autoridades. Leia a íntegra: “Eldorado do Sul enfrenta uma situação de emergência sem precedentes. Todos os bairros da cidade foram atingidos, onde muitas pessoas encontram-se em situações extremas, aguardando, desesperadamente, por socorro enquanto muitas permanecem isolados em cima de telhados e áreas inundadas.
Neste momento crítico, a Prefeitura de Eldorado do Sul, por intermédio de sua Defesa Civil, clama por ajuda solidária, tanto a nível militar quanto do Governo Estadual e Federal. Apelamos a todos os proprietários de embarcações a motor que tenham a capacidade e os meios para prestar assistência que se apresentem, imediatamente.
Se você possui um barco a motor e está disposto a contribuir para o resgate de nossa comunidade que está em perigo, pedimos que se una a nós neste esforço humanitário crucial. Cada gesto de apoio é vital para mitigar o sofrimento e salvar vidas.
Por favor, dirijam-se ao ponto da Coordenação da Defesa Civil, localizada na Prefeitura de Eldorado do Sul, localizada na Estrada da Arrozeira, n° 270 para se juntar às operações de resgate“.