Após a morte de Henrique Chagas, de 27 anos, em decorrência de um “peeling de fenol” em uma clínica de estética de São Paulo, o namorado do rapaz deu mais detalhes sobre o dia do procedimento. Em uma entrevista ao “Terra Agora”, nesta quinta-feira (6), Marcelo Camargo contou que a reação da vítima foi instantânea no fim do tratamento.
Segundo Marcelo, uma funcionária da clínica Studio Nátalia Becker “começou a riscar a pele” de Henrique antes do rapaz começar o peeling. “Eu fiquei junto o tempo todo desse preparo. Parecia que um gato tinha atacado ele com força, estava todo arranhado. Ele foi arranhando todo o rosto”, relembrou.
Ao entrar na sala, a esteticista Natália Becker pediu para que Marcelo saísse do recinto para não ser afetado pelo cheiro do fenol. “Ela estava com a porta fechada e, mesmo assim, lá de fora, eu senti realmente um cheiro muito forte e desagradável. Imaginei que fosse realmente o fenol”, descreveu. Apenas 50 minutos depois, Marcelo voltou a fazer contato com Henrique, que já estava reclamando de “muita dor, queimação e ardência”. “Ele estava tremendo demais, tremendo muito. Parecia estar muito nervoso”, apontou.
Não demorou muito tempo para que o jovem começasse a passar mal: “Continuamos juntos ali, conversando, e do nada ele apertou o meu braço, arregalou o olho, já travou a respiração, ficou sufocado e apagou”. Pouco depois, Natália e suas assistentes retornaram à sala e, segundo Marcelo, não sabiam o que fazer. “Ela estava bastante nervosa, sem preparo nenhum”, declarou.
Nessa hora, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado, mas, quando os socorristas chegaram, Henrique já estava morto. “Ele já não tinha mais nem batimento e nem pulsação”, lamentou. Ele acrescentou que não viu mais Natália no local: “Ela evaporou e o frasco de fenol também desapareceu da clínica”.
Ao fim da entrevista, Marcelo relembrou que Natália Becker ressaltou várias vezes que “poderia realizar [o procedimento], porque era um produto mais fraco”. “Hoje, a gente sabe que nem esteticista ela parecia ser”, finalizou.
Atualmente, a clínica está fechada por decisão da prefeitura de São Paulo. Segundo o órgão, ela não estava autorizada a realizar peeling de fenol. Assista à entrevista na íntegra:
O caso
De acordo com o boletim de ocorrência, o namorado da vítima contou que Henrique queria fazer o procedimento para reduzir marcas no rosto e, após pesquisas, acabou escolhendo a clínica de Natália. De acordo com ele, não foi feito nenhum teste prévio para eventuais alergias. O “peeling de fenol” é indicado para o tratamento de rugas e flacidez, mas também usado para tratar melasma e marcas de acne.
Ainda em depoimento, o companheiro relatou que a vítima teria passado por uma limpeza de pele e uma aplicação de anestésico seguida de uma raspagem para receber o composto orgânico (fenol). Ao fim do procedimento, ele teria sido avisado por Natália que tinha sido “um sucesso” e que Henrique teria “suportado a dor com certa tranquilidade”.
Ao ver o namorado, no entanto, percebeu que ele tremia e estava nervoso. Logo depois, Henrique começou a respirar muito forte pela boca e pediu socorro. Natália e as funcionárias, então, acionaram o serviço de emergência. O SAMU constatou o óbito. Natália, que estava no estabelecimento, relatou que Henrique teve dificuldade para respirar após o procedimento e pediu ajuda. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros socorros. Apesar das tentativas de reanimação, porém, o homem teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
O perfil da influenciadora na rede social foi desativado com a repercussão do caso. Ao procurar a página, aparece a seguinte mensagem: “Esta página não está disponível. O link em que você clicou pode não estar funcionando, ou a página pode ter sido removida. Voltar para o Instagram”. Em seu site, ela se apresenta como “premiada especialista” com consultórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Nesta quarta-feira (5), ela se apresentou à polícia. Saiba mais detalhes, clicando aqui.