Hugo Gloss

Paulo Vaz, policial e ativista trans, morre em São Paulo; amigos e personalidades prestam homenagens

Fotojet (57)

Foto: Reprodução

Morreu nesta segunda-feira (14), o  influenciador digital Paulo Vaz, aos 37 anos. Conhecido carinhosamente como Popó Vaz na internet, ele também trabalhava como investigador na Polícia Civil de São Paulo e se tornou uma importante voz na luta pelos direitos da comunidade transexual sendo um homem trans. A causa da morte não foi informada por nenhuma fonte oficial, mas diversos amigos e instituições importantes fizeram questão de homenageá-lo publicamente.

Popó era casado com o também influencer Pedro HMC, fundador e apresentador do canal no YouTube “Põe na Roda”. Na plataforma, inclusive, Vaz participou de diversos vídeos em diferentes canais, falando sobre suas vivências enquanto homem trans e gay, e deu visibilidade para casos graves de homofobia e transfobia no Brasil. Em 2018, por exemplo, Paulo fez questão de se manifestar a respeito do preconceito sofrido pelo policial militar Leandro Prior, que virou alvo de ameaças na corporação após ser gravado beijando um colega.

“Minha ideia é levantar a bandeira. Quis colocar a cara mesmo e assumir que sou homem trans gay, que estou numa instituição da polícia e estou aqui para ajudar a população. Não tem de ver se a gente gosta de homem ou mulher, tem de ver o nosso caráter”, disse em entrevista ao portal G1 na época.

https://www.youtube.com/watch?v=Y7q8cPoVDjA&ab_channel=LuccaNajar

“Eu sempre fui diferente. Sentia uma angústia o tempo todo. Fui uma criança bem masculina. Tem criança feminina que se identifica com o universo masculino, mas é mulher mesmo. Eu não me sentia assim. Na adolescência, quando começaram a nascer os seios, comecei a me sentir mais desconfortável. Eu queria ser homem, mas na época não sabia que isso existia. Tinha medo das pessoas acharem que eu era doido se dissesse isso”, contou para a publicação.

Nas redes sociais, a postura resiliente de Popó Vaz frente aos obstáculos da vida e seu combate pelas coisas que acreditava, foi lembrada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais, Antra: “Paulo era querido e amado por todas a sua volta. Ativista engajado e dedicado a luta trans, sempre fez questão de construir pontes, atuar no enfrentamento da transfobia e em defesa das pessoas transmasculinas”.

“Homem trans gay, policial civil, sempre abordava questões sobre sexualidade e gênero de forma leve e descontraída. Era uma alma doce e um coração lindo demais. […] Paulo não estará mais entre nós ou em nossos Story falando com aquele sotaque mineiro tão marcante. Infelizmente perdemos mais um de nós que não suportou continuar em uma sociedade tão violenta e desumana”, escreveu em um trecho.

Amigo pessoal do mineiro, o jornalista Fefito, do UOL e BuzzFeed, compartilhou registros com o influenciador e o seguinte texto: Às vezes a gente convive com pessoas incríveis e não se dá conta de QUÃO INCRÍVEIS elas são. Popó não era só um amigo. Era um HERÓI. Quantos homens trans na polícia você conhece? Tudo o que o Popó tocava era transformado. Tanta gente se encorajou a partir da história dele. Tanta gente ficou feliz com o sorriso dele, com o sotaque mineirin gostoso, com o forrózinho dançado apertado, com o jeito com que ele agregava as melhores pessoas. Ao redor do Popó era impossível não ficar feliz e cremosinho, como ele dizia”. 

“Popó era um salva-vidas. Ele tirou muita gente de lugares sombrios, ele pavimentou caminho pra um monte de gente que veio e virá. Na minha vida, Popó foi um raio, desses que ilumina tudo ao seu redor. Tenho certeza de que na vida de todos os nossos amigos também. Nos últimos meses, a gente ficou tão próximo, tão junto. E eu tive o conforto de que tinha ganhado um amigo pra vida toda. Que me mandava as mensagens mais engraçadas e era o melhor companheiro de rolês. Falei muito que te amava. Queria ter falado mais. Porque todo amor do mundo era pouco pra você. Porque você importava DEMAIS”, declarou na legenda.

Fefito também deu notícias sobre Pedro HMC e o enterro de Popó: “Voltei aqui só para dizer que: Pedro está bem, está entre amigos, sendo cuidado e longe do celular para livra-lo de gente sem noção, que, acreditem, existe. Estamos lidando com toda a parte burocrática por aqui. O enterro do Popó deve ser em Minas, a pedido da família. É isso”.

“Acabo de receber a notícia do falecimento do Paulo Vaz e estou devastada. Ele era muito querido e é uma tristeza que tenha nos deixado. Desejo muita força e solidariedade pra toda a família e a todes nesse momento”, disse a vereadora de São Paulo, Érika Hilton. “Que notícia mais triste. Paulo era muito querido, meu fã, sempre me tratava com carinho quando trocávamos ideia. Muito triste essa notícia. Que a família e amigues dele encontrem paz para viver esse momento tão difícil”, compartilhou a cantora Liniker.

Cantora Liniker lamentou partida precoce de Popó. Foto: Reprodução

Popó Vaz fez questão de demonstrar sua torcida para Linn da Quebrada no “BBB 22”. Como a sister está confinada, os administradores fizeram questão de homenagear o influenciador. “Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do Paulo Vaz, ativista da luta por direitos para os homens trans no Brasil. Nossos sentimentos aos familiares e amigos”, publicaram.

A cantora Pepita também falou sobre o caso em suas redes sociais. “Nós, pessoas trans e travestis, precisamos andar com um colete à prova de balas o tempo todo. Bala da pior arma que existe: O preconceito! E não podemos ficar sem ele nem no lugar que era pra ser nosso refúgio, a comunidade, pois muitas das vezes são os primeiro a nos matar! Vocês conhecem as nossas dores, vocês muitas das vezes também sentem essa dor. Mas não são capazes de abraçar e segurar em nossas mãos. Enquanto aqui dentro isso não mudar, lá fora vai continuar sendo pior ainda e os nossos vão continuar a partir! Triste, revoltante, lamentável!”, tuitou.

“Soube agora sobre o @popo_vaz e estou devastada. Ele foi uma das pessoas que prontamente se propôs a fazer parte de um projeto lindo com a minha equipe, sobre visibilidade trans. Uma grande perda para todos nós. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, falou a bailarina e influenciadora digital Brunna Gonçalves. “Que tristeza receber a notícia da ida do Popo Vaz. Meus sentimentos pra família e pros amigos. Vai fazer MUITA falta aqui. Um cara queridíssimo e muito fofo, cheio de amor. Sinto muitíssimo”, lamentou Maíra Medeiros.

Sair da versão mobile