O primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Teresina, no Piauí, nesta quinta-feira (8), foi marcado por contato físico ao vivo, na Band. O atual prefeito, Dr. Pessôa (PRD), deu uma cabeçada em um de seus adversários, Francinaldo Leão (PSOL).
Depois de responder a uma pergunta formulada por Leão, José Pessoa Leal se aproximou do candidato, que se preparava para a réplica, e lhe deu uma cabeçada. “Estou sendo agredido“, afirmou Francinaldo. A plateia reagiu e os dois foram afastados por um segurança da emissora.
O prefeito, por sua vez, disse que o adversário falava cuspindo. O candidato do PSOL, então, retornou ao seu local e pediu respeito a Dr. Pessôa, que tenta a reeleição na capital piauiense. Assista:
Peraí gente, e isso aqui em no debate de Teresina?pic.twitter.com/5Vmgq4801p
— Camarote da República (@camarotedacpi) August 9, 2024
Em seguida, o candidato do PRD declarou: “Com todo o respeito, estou fazendo perguntas que o povo quer fazer. Não me cuspa, está molhado, deixa eu tirar o lenço aqui“. José Pessoa Leal é médico e professor. Ele, que saiu do Republicanos e se filiou ao Partido da Renovação Democrática (PRD), foi vereador de Teresina por quatro mandatos e deputado estadual por um mandato.
Francinaldo Silva Leão é fundador do Partido Socialismo e Liberdade no Estado do Piauí. Ele foi estivador, vendedor no comércio local e atualmente é motorista de aplicativo. Nas eleições municipais de 2020, foi candidato a vereador em Teresina pelo PSOL. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 para a escolha de vereadores e prefeitos acontece no dia 6 de outubro.