Hugo Gloss

Queda de avião em Gramado: Hóspedes de pousada atingida descrevem momento de colisão: “Cena de filme de terror”

Três pessoas de uma mesma família, de Juiz de Fora, Minas Gerais, estavam tomando café da manhã na pousada onde estavam hospedadas em Gramado, no Rio Grande do Sul, quando sentiram o impacto do avião que colidiu com o prédio na manhã deste domingo (22). Em entrevista ao g1, Marco Aurélio Mendonça, de 38 anos, relatou o que aconteceu no momento do acidente. O administrador de empresas estava acompanhado da esposa, Laura Cassiano, de 35 anos, e do filho Ícaro Mendonça, de oito anos.

Escutamos um estrondo muito forte. O teto onde estávamos caiu, era de gesso… Desceu tudo na nossa cabeça. Minha esposa teve um corte pequeno. Foi um desespero muito grande. Pessoas saindo do hotel com o corpo queimado, uma cena de filme de terror, uma coisa pavorosa”, contou.

Após a colisão, os três foram encaminhados para o Hospital São Miguel na cidade. Marco Aurélio explicou que sofreu um corte no pé, enquanto o filho, Ícaro, saiu ileso. A esposa, Laura, feriu a cabeça, mas está se recuperando bem.

Tive um corte no pé porque estava de calçado aberto. O Ícaro não teve nenhum ferimento, nada mesmo. Já a Laura teve um corte na cabeça, já que os escombros caíram sobre ela. Ela fez uma tomografia e, felizmente, está bem”, relatou.

A família de Juiz de Fora em uma das atrações de Gramado, no Rio Grande do Sul. (Foto: Reprodução / g1)

Acidente fatal

O avião bimotor decolou do aeroclube de Canela, no Rio Grande do Sul, às 9h10, mas caiu minutos depois em uma avenida de Gramado, município vizinho. Segundo o g1, a aeronave tinha como destino Jundiaí, em São Paulo, e pertencia ao empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos. Luiz estava pilotando o avião, que transportava também sua esposa, três filhas e outros membros da família.

O momento da queda foi registrado por algumas câmeras de segurança, e as imagens mostraram o impacto da colisão do bimotor com as edificações. Veja mais detalhes, clicando aqui.

De acordo com o governador do estado, Eduardo Leite, todos os 10 ocupantes do avião morreram. Outras 17 pessoas, que estavam no local onde a aeronave caiu, ficaram feridas. Duas estão em estado grave. O governo informou, ainda, que a maior parte das vítimas precisou de atendimento médico por ter inalado fumaça proveniente do acidente.

Em comunicado, a Galeazzi & Associados, empresa da qual Luiz Cláudio Galeazzi era CEO, se pronunciou sobre a tragédia. A companhia lamentou a morte dos passageiros e ressaltou a dedicação de Luiz com a família. A nota de falecimento também afirma que a empresa irá se comprometer com as investigações do acidente:

É com profundo pesar que confirmamos o falecimento de nosso CEO, Luiz Cláudio Galeazzi, 61 anos, sua esposa, três filhas e alguns outros membros da família, além de Bruno Cardoso Munhoz Guimarães (Diretor da Galeazzi & Associados), todos vítimas do acidente aéreo ocorrido na manhã de hoje, em Gramado (RS). Luiz Galeazzi será eternamente lembrado por sua dedicação à família e por sua notável trajetória como líder da Galeazzi & Associados. Neste momento de imensa dor, a Galeazzi & Associados agradece profundamente as manifestações de solidariedade e carinho recebidas de amigos, colegas e da comunidade. Nos solidarizamos também com todos os afetados pelo acidente na região. Reafirmamos nosso compromisso em acompanhar as investigações conduzidas pelas autoridades competentes e informamos que todos os registros e autorizações da aeronave estavam devidamente em ordem. Pedimos respeitosamente que o direito à privacidade da família seja respeitado neste momento tão delicado”.

Nota de falecimento publicada pela empresa que Luiz Claudio era CEO. (Foto: Reprodução/LinkedIn)

A família Galeazzi já havia vivenciado uma tragédia semelhante. Em 2010, a mãe do empresário morreu em um acidente aéreo quando decolava de Sorocaba, em São Paulo, rumo à Goiás. Maria Leonor tinha 69 anos na época e era a única ocupante do avião além do piloto, de 32 anos, que também faleceu na queda.

Sair da versão mobile