A cantora transexual Santrosa, de 27 anos, foi encontrada morta neste domingo (10), em uma região de mata no município de Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, o corpo da vítima estava com as mãos e pés amarrados e a cabeça decapitada. Ela estava desaparecida desde sábado (9), quando foi vista saindo de casa, às 11h.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) esteve no local e o caso continua sendo investigado pela Polícia Civil do Mato Grosso. Até o momento, as autoridades não informaram se já foram localizaram suspeitos pelo crime ou se Santrosa havia feito denúncias recentes de possíveis ameaças.
A cantora faria um show na noite daquele dia, mas não compareceu ao evento. Ela também foi candidata a vereadora nas eleições municipais de 2024 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), recebeu 121 votos válidos e atualmente estava como suplente.
Na mundo da política, Santrosa defendia pautas voltadas à cultura para comunidades periféricas do município onde vivia. Conforme a Folha de S. Paulo, caso a vítima ocupasse uma cadeira no legislativo de Sinop, seria a primeira mulher trans a atingir o feito.
A artista também tinha um canal no YouTube com 4,1 mil inscritos, e publicava clipes de músicas interpretadas por ela. Em nota no Instagram, a Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso disse que acionou o Grupo Estadual de Combates aos Crimes de Homofobia (GECCH).
No texto, a associação acrescentou que “cobrará as autoridades competentes a apuração dos culpados por mais uma morte na população LGBTQIA+ em Mato Grosso”. Veja:
Na internet, amigos e admiradores lamentam o falecimento da cantora. “Não posso imaginar a dor da família! Até quando?”, questionou um perfil. “Meu Deus! Que absurdo! Até quando vamos viver isso?”, indignou-se outro. “Estamos incrédulos por aqui. Não dá pra acreditar!”, desabafou uma terceira pessoa.
“Que absurdo! Chocada, que se faça justiça. Meus sentimentos aos amigos e familiares”, desejou mais uma. Outra parte dos internautas admitiram sua tristeza com a tragédia e expressaram seu apoio à família de Santrosa.