Nesta segunda-feira (6), uma brasileira de 35 anos foi vítima de xenofobia enquanto estava no aeroporto de Porto, em Portugal. A mulher gravou quando a portuguesa proferiu diversos xingamentos contra ela, e postou nas redes sociais. Em um determinado momento, a portuguesa chegou a dizer que a vítima poderia filmar o rosto dela e colocar na internet.
A confusão teria iniciado porque a mala de uma amiga da portuguesa caiu no pé da brasileira em uma escada rolante. Ela, então, teria dito: “Ai, doeu”. A mulher retrucou com: “Doeu? É problema seu”. Em seguida, ela continuou ofendendo a vítima e ainda declarou que ela “não era bem-vinda em Portugal”.
No vídeo, a mulher que fez o ato xenofóbico falou frases, como: “Sua porca. Vai para a sua terra, sua porca. Eu sou portuguesa de raça. Você que é brasileira, que vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da put*”. No entanto, ela foi contida por uma terceira mulher que estava no local. Assista ao vídeo abaixo:
“Sou Portuguesa de raça! Você que é brasileira: volta pra sua terra! Estão invadindo Portugal essa raça de filhas da puta!”
Mulher comete crime de racismo e xenofobia contra brasileira no aeroporto do Porto na manhã dessa segunda-feira. Atos de xenofobia contra imigrantes, em… pic.twitter.com/UKmA4d0NED
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) November 6, 2023
A brasileira, que preferiu não ser identificada, disse em entrevista ao jornal Gazeta Bragantina que o ataque aconteceu enquanto ela aguardava o voo de volta para Barcelona, na Espanha, onde vive atualmente. A vítima tem cidadania italiana e mora na Europa há sete anos e três meses. Ela contou que nunca vivenciou uma situação igual a essa.
“Viajo pela Europa há anos e nunca passei por nada parecido. Precisei voltar a Barcelona por conta do trabalho, mas pretendo tomar providências para que isso não volte a acontecer, não apenas comigo, mas com todos os brasileiros que vivem e trabalham aqui”, declarou ela. A brasileira não detalhou quais medidas pretende tomar. Além disso, ainda não há informações sobre a identificação da portuguesa.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques