Uma cratera se abriu na calçada de um prédio em construção e quase “engoliu” um carro, em Santos, no litoral de São Paulo. O caso aconteceu nesta quarta-feira (24), durante as fortes chuvas que atingiram a cidade.
No vídeo, divulgado pelo g1 nesta quinta-feira (25), é possível ver a cratera se formando na rua Carlos Affonseca, no bairro Gonzaga. Aos poucos, a calçada vai cedendo até chegar próximo aos carros estacionados. Pedestres que passavam tiveram que desviar o caminho. Assista:
Calçada desaba e cratera quase “engole” carro durante temporal em Santos pic.twitter.com/QR3pmyanNN
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) January 25, 2024
De acordo com informações do g1, a prefeitura de Santos informou que a Defesa Civil da cidade vistoriou o empreendimento e imóveis do entorno e recomendou o isolamento de parte do andar térreo de um prédio vizinho. O trecho da calçada atingido foi interditado e sinalizado. Além disso, a prefeitura embargou a construção do prédio onde a calçada cedeu. A construtora responsável pela obra foi intimada a providenciar as medidas necessárias para garantir a segurança de trabalhadores, pedestres e imóveis do entorno.
🕳️ Cratera se abre em calçada de obra após tempestade em Santos, litoral de SP
Equipamentos utilizados na construção do edifício, como uma retroescavadeira, ficaram submersos. A Rua Carlos Affonseca foi isolada pelo Corpo de Bombeiros, assim como a garagem de um prédio vizinho. pic.twitter.com/j1yTULU3to— Tati @EX (@Taticru79846829) January 25, 2024
A Construtora Patriani publicou uma nota afirmando que “a obra não contribuiu para o problema, permanecendo intacta, não havendo nenhum tipo de ocorrência“. A empresa relatou que a “cortina de concreto” que separa a construção da calçada ficou intacta, e que o afundamento do solo aconteceu onde existe a rede de bueiros e galerias.
Mais tarde, o município divulgou que a construtora do prédio iniciou os trabalhos para refazer os danos internos no terreno. O embargo da obra permite apenas intervenções essenciais para o restabelecimento da segurança do local. A causa do acidente ainda é investigada.