Um casal foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (09), após dopar macacos no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A dupla utilizava calmantes misturados em bananas para atrair e sedar os animais, com o objetivo de capturar e vender os bichos de forma ilegal, segundo as investigações.
“Foi percebido pela segurança do parque que havia uma dupla nas imediações que foi encontrada com a medicação, a banana misturada com medicação. Os macacos estavam caindo da árvore, realmente já sofrendo os efeitos”, afirmou a delegada Thaianne Moraes, ao g1.
A prisão foi realizada com a ajuda dos funcionários do parque. Um dos vigilantes desconfiou do comportamento de um dos macacos no dia 1º de setembro. Após passar por análise pela equipe do Setor de Preservação da Fauna, foi constatado que o animal havia sido dopado. Ao verificar as imagens de câmeras de segurança do local, foi possível identificar que um casal havia agido de forma suspeita.
Os dois voltaram ao parque na tarde de segunda. A polícia foi acionada pelos funcionários do Jardim Botânico e encontraram o casal em posse de comprimidos de Clonazepam. Segundo a polícia, o homem e a mulher criavam armadilhas com os alimentos para atrair os bichos. Um vídeo mostra o macaco visivelmente fraco após ingerir os medicamentos. Assista:
A Polícia Civil informou que o casal será indiciado por crimes ambientais e que as investigações continuam para identificar outros integrantes do grupo criminoso e o possível esquema de venda ilegal dos animais. “A investigação continua porque, agora, a gente precisa apurar, na segunda fase, a responsabilidade cada envolvido na organização criminosa voltada pro tráfico de animais”, explicou a delegada.