Neste domingo (24), foi ao ar uma reportagem sobre Andreas Richthofen, irmão de Suzanne Richthofen, no programa “Geral do Povo“. O relato, que expôs como anda a vida do rapaz, anos após o crime da irmã, dividiu opiniões na web e rendeu críticas ao apresentador, Geraldo Luís.
Suzane Louise Magnani Muniz, ex-Richthofen, foi condenada pelo planejamento do assassinato dos pais, Manfred e Marísia von Richthofen, em 2002. Entretanto, ela foi solta no ano passado e, desde então, “reconstruiu” sua vida. Atualmente, ela é aluna da Faculdade de Direito da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Além disso, ela é mãe e vive no interior de São Paulo com o marido.
Andreas, por sua vez, tem vivido em isolamento desde o crime da irmã. Herdeiro de uma chácara dos pais, localizada em São Roque, o homem – hoje com 36 anos – teve detalhes de sua vida expostos pela RedeTV!. Geraldo e a equipe de reportagem foram até o local e ficaram surpresos com a aparência abandonada da residência, com mato alto e portão sujo. “Não tem energia elétrica, não tem televisão, não tem água, não tem nada”, apontou o apresentador.
Na atração, Luís chegou a entrevistar um vizinho de Andreas, que detalhou a rotina do rapaz. “Não fala com ninguém. Já paramos para tentar dar carona para ele, mas ele ignora, vai direto e não para”, explicou o homem.
Richthofen havia sido visto pela última vez em 2017, quando foi detido por pular muro de uma residência em Santo Amaro, em São Paulo. Na época, ele foi internado para tratar o vicio em álcool e drogas. Desde então, o rapaz nunca mais foi visto e, segundo Geraldo, vive em reclusão.
No programa, o apresentador tentou contatar Andreas, chamando-o até o portão da chácara. Todavia, ele não obteve qualquer resposta. Um dos produtores chegou a abordá-lo para um entrevista, mas Richthofen se esquivou e pediu distância.
Produtor do Geraldo conversa com Andreas Richthofen.#GeralDoPovo pic.twitter.com/0kE1lRmnou
— Jonh (@OJonhSantos) March 24, 2024
A relutância de Andreas não impediu que as câmeras da emissora o flagrassem caminhando pelas redondezas. Geraldo, por sua vez, fez comentários sobre a aparência “largada” do rapaz.
“Andreas precisa ser resgatado urgentemente, ele vai morrer lá. Magro, barbudo, largado. O menino que era o prodígio da família Richthofen, tão querido, que perdeu casa de milhões, perdeu a chance de ser médico, hoje vive preso dentro da própria herança”, disparou ele. Assista abaixo:
Nas redes sociais, as cenas repercutiram e dividiram internautas. Muitos lamentaram a atitude de Geraldo e criticaram a invasão à privacidade de Andreas. “Não bastasse a matéria horrorosa, ainda fizeram essa abordagem RIDÍCULA com esse rapaz. Quanta perversidade! Essas pessoas precisam entender que esse sensacionalismo barato só piora a situação. Não basta tudo que esse menino passou? Que coisa revoltante, meu Deus do céu. Chega!”, disparou uma usuária do X (antigo Twitter).
“Nossa, não entendo o motivo de não deixarem esse menino em paz. Esse garoto já sofreu tanto na vida e ainda ficam esses urubus em cima dele a troco de audiência!”, se revoltou um segundo. “O menino se isolou e não quer estar nos holofotes por motivos que cabem a ele, mas esse bando de sem noção vai atrás e expõe a imagem e o lugar que ele mora. Gente, que absurdo”, lamentou mais uma.