A influencer Jhei Soares faleceu na madrugada deste domingo (24), após ser arrastada pela enchente provocada pelas fortes chuvas em Uberlândia. Em um vídeo que circulou nas redes sociais, Jhei aparece na Avenida Rondon Pacheco, dentro do carro com o marido, quando a água começa a invadir o veículo.
A cena foi gravada por uma mulher que estava em um restaurante na via e flagrou o momento angustiante. “Pelo amor de Deus, alguém vem salvar esse casal. Olha aqui pra nós, respira, fiquem calmos, não vem agora”, pede ela na gravação.
Influencer morre em enchente em Uberlândia pic.twitter.com/GaUPBCvwuz
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) November 24, 2024
Segundo informações do g1, Jhei foi arrastada por cerca de 300 metros antes de se afogar. Seu corpo foi encontrado e, apesar de tentativas de reanimação feitas pelo marido e pelo Corpo de Bombeiros, ela não resistiu. O Instituto Médico Legal (IML) confirmou que a causa da morte foi afogamento e politraumatismo.
Neste domingo, a Prefeitura de Uberlândia declarou que o evento climático foi “raro e intenso”, com quase 50 milímetros de chuva concentrados apenas na Avenida Rondon Pacheco, em menos de 30 minutos. A intensidade “classifica a situação como um temporal violento, com base nos dados coletados pelo sistema de estações meteorológicas da Defesa Civil do Município”.
De acordo com dados do setor de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), as maiores precipitações ocorreram nas regiões Norte e Leste, com acumulados de 52mm e 50,3mm, respectivamente, entre meia-noite e 2h. Já o setor Oeste registrou apenas 2,2mm.
A Prefeitura também informou que equipes estão trabalhando na sinalização, interdição, limpeza de vias, desobstrução de bueiros, verificação de erosões no sistema de água e esgoto, reposição de tampas de poços de visita, entre outras ações. Mais de 20 pontos da Avenida Rondon Pacheco estão sendo reparados devido a danos no pavimento.
“Os trabalhos de recomposição asfáltica ocorrerão o mais breve possível. Além disso, o Município está estudando um projeto para instalar um sistema de alertas sonoros na Rondon Pacheco, visando informar de forma rápida a evacuação da via durante eventos atípicos e intempestivos”, afirmou a Prefeitura.
Após o ocorrido, a Defesa Civil local emitiu um comunicado orientando os moradores. A íntegra da mensagem é a seguinte:
“A Defesa Civil de Uberlândia orienta que, em eventos intensos e intempestivos, os cidadãos não tentem remover veículos das vias enfrentando a força da água durante enxurradas e alagamentos. Além disso, recomenda-se que aqueles que presenciem situações de risco acionem imediatamente a Defesa Civil pelo número 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.”