Na manhã do domingo (22), um avião de pequeno porte caiu na Avenida das Hortênsias, no centro de Gramado, Rio Grande do Sul. O acidente matou 10 pessoas, todas da mesma família. A aeronave havia partido de Canela e caiu poucos minutos após a decolagem.
O avião atingiu uma loja de móveis, uma chaminé, uma casa e uma pousada. As imagens do local mostram o impacto da queda, com pedaços da aeronave espalhados pelo terreno e pelos imóveis atingidos.
De acordo com a Polícia Civil, entre as vítimas estão o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, e nove membros de sua família: sua esposa, três filhas, a irmã e o cunhado, dois sobrinhos e a sogra. Veja a lista:
- Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi (dono e piloto do avião);
- Tatiana Natucci Niro (esposa de Luiz e mãe das três adolescentes);
- Maria Eduarda Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz);
- Maria Elena Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz)
- Maria Antônia Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz)
- Lilian Natucci (mãe de Tatiana e Veridiana);
- Veridiana Natucci Niro (irmã de Tatiana e esposa de Bruno, mãe de Giulia e Mateo);
- Bruno Cardoso Munhoz de Guimarães Araújo (marido de Veridiana e pai de Giulia e Mateo);
- Giulia e Mateo (filhos de Veridiana e Bruno).
Este não é o primeiro acidente aéreo na família Galeazzi. Em 2010, Luiz perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi. Ela morreu na queda de um avião bimotor em Sorocaba, no interior de São Paulo.
Veja imagens dos destroços:
Vídeo mostra destroços de avião em Gramado pic.twitter.com/dSKi38BGe0
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) December 23, 2024
“Após a liberação da perícia, os corpos encontrados na edificação vão para análise de DNA, para ter certeza que todos estavam na aeronave e descartar qualquer outra vítima, da loja ou da pousada”, explicou o comandante dos Bombeiros da Região da Serra, coronel Mauricio Ferro, à RBS TV.
Dezessete pessoas que estavam em solo ficaram feridas devido aos destroços do avião e foram levadas para atendimento médico. Doze feridos foram encaminhados ao hospital de Gramado, e dez já receberam alta. Duas pessoas continuam internadas em estado grave nos hospitais Cristo Redentor e de Pronto Socorro, em Porto Alegre. Outros cinco feridos foram atendidos em Canela e já tiveram alta.
O avião havia decolado de Canela com destino a Jundiaí, em São Paulo, e caiu por volta das 9h15. As investigações seguem para determinar as causas da queda.