Hugo Gloss

Vídeo mostra momento em que guarda municipal é morto a tiros em festa de aniversário com tema do PT em Foz do Iguaçu

Na noite deste sábado (9), uma festa de aniversário se tornou cenário de uma tragédia, em Foz do Iguaçu, região oeste do Paraná. O guarda municipal Marcelo Arruda, que celebrava seus 50 anos, promoveu um evento com temática petista e acabou sendo morto pelo agente penitenciário Jorge José da Rocha Guaranho, apoiador de Jair Bolsonaro. Imagens registradas pelas câmeras de segurança do local vieram à tona e mostram o exato momento do crime.

Marcelo, que era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) de Foz do Iguaçu, fez uma festa para celebrar seu aniversário com uma série de detalhes remetendo ao grupo político. Nas imagens, divulgadas pelo portal Metrópoles na tarde de hoje (10), é possível ver que, após o parabéns, o agente penitenciário invadiu o local e logo saiu atirando contra Arruda, que caiu próximo a uma mesa, aparentemente ferido.

Na sequência, Jorge se aproximou do guarda municipal e então efetuou novos disparos, antes de ser empurrado por uma mulher loira, não identificada. Ainda com vida, mas ferido e caído ao chão, Marcelo conseguiu reagir e revidou os tiros. Jorge tentou correr em direção à saída, mas foi atingido e caiu dentro do salão. Por fim, uma pessoa se aproximou dele e começou a chutá-lo na cabeça. Jorge permaneceu imóvel e, do outro lado do espaço, Marcelo se contorceu enquanto pessoas tentavam ajudá-lo. Confira o vídeo na íntegra:

Entenda o caso

Segundo relato de André Alliana, amigo próximo da vítima, o crime aconteceu momentos depois do “parabéns” para Marcelo. A comemoração foi realizada na sede da Associação Esportiva Saúde Física Itaipu (Aresfi), na Vila A. O bolo de aniversário tinha a estrela do Partido dos Trabalhadores (PT) e a decoração foi feita com imagens do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O próprio Marcelo vestia uma camiseta com a foto do político.

Enquanto os presentes cortavam o bolo, um homem que não havia sido convidado teria invadido a celebração aos gritos, disparando ofensas contra todos. “A festa era com temática do PT. Por volta das 23h, um sujeito que ninguém conhecia apareceu xingando os convidados, chamando o Lula de desgraçado e esbravejando o nome do Bolsonaro, chamando-o de “mito”. O maluco disse que voltaria para matar todo mundo. E ele voltou”, detalhou a testemunha, em entrevista ao Brasil de Fato.

Festa de 50 anos da vítima teve temática petista. (Foto: Reprodução/BAND)

Diante das ameaças, o aniversariante se dirigiu até seu carro para buscar sua arma. Minutos depois, o invasor, identificado como o agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho, apoiador ferrenho de Bolsonaro nas redes sociais, retornou empunhando uma pistola e disparou contra o guarda.

Nas redes sociais, Jorge era apoiador ferrenho do atual presidente da República, Jair Bolsonaro. (Foto: Reprodução/Facebook)

Marcelo foi atingido com dois tiros à queima roupa. Antes de falecer, ele acertou três disparos em Jorge José. Ao contrário do que foi reportado pela polícia anteriormente, Guaranho não morreu após cometer o crime e ser baleado. De acordo com a delegada responsável pelo caso, o agente foi autuado em flagrante e segue internado, sob custódia das autoridades. Até o momento, seu quadro de saúde é estável.

Ainda ontem (9), a Polícia Civil deu início à investigação do incidente. Durante as diligências, as autoridades requisitaram as imagens das câmeras de monitoramento para a diretoria da Aresfi, que sediou a festa de aniversário. A organização se comprometeu a entregá-las. As armas, por sua vez, foram encaminhadas para perícia.

Caso comove figuras políticas

Após repercussão da tragédia, o PT se pronunciou e lamentou a morte de Marcelo Arruda. “Cobramos das autoridades de segurança pública medidas efetivas de prevenção e combate à violência política, e alertamos ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Supremo Tribunal Federal para que coíbam firmemente toda e qualquer situação que alimente um clima de disputa violenta fora dos marcos da democracia e da civilidade. Iniciativas nesse sentido foram devidamente apontadas pelo PT em várias oportunidades, junto ao Congresso Nacional, o Ministério Público e o Poder Judiciário”, declarou o partido.

O ex-presidente do Brasil, Lula também prestou sua solidariedade. “Nosso companheiro Marcelo Arruda comemorava o seu aniversário de 50 anos com a família e amigos, em paz, em Foz do Iguaçu. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, sua festa tinha como tema o PT e a esperança no futuro; com a alegria de um pai que acabou de ter mais uma filha. Uma pessoa, por intolerância, ameaçou e depois atirou nele, que se defendeu e evitou uma tragédia maior. Duas famílias perderam seus pais. Filhos ficaram órfãos, inclusive os do agressor. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de Marcelo Arruda“, publicou o presidenciável no Twitter.

Arruda era filiado ao PT de Foz do Iguaçu e, durante as eleições municipais de 2020, disputou o cargo de vice-prefeito. Com quase 30 anos de serviços à Guarda Municipal da cidade, ele atuava como diretor do Sindicato dos Servidores Públicos e tesoureiro do diretório municipal do partido. Marcelo deixa a esposa e quatro filhos, entre eles, um bebê de 1 mês.

Sair da versão mobile