Um homem foi preso em flagrante após causar tumulto em um voo internacional com destino a Fortaleza, no Ceará. Ele agrediu a esposa e ameaçou de morte a tripulação, provocando o pouso da aeronave no aeroporto de Belém. O caso ocorreu no sábado (3), mas as informações só foram divulgadas nesta segunda (5), pela Polícia Federal.
De acordo com as autoridades, o avião da Gol saiu de Miami, nos Estados Unidos. Em depoimentos, os comissários informaram que o passageiro apresentava sinais de embriaguez e irritabilidade desde antes da decolagem. Durante a viagem, ele retirou seu cinto de segurança e, aos gritos, xingou os tripulantes.
Os comissários também revelaram que o homem urinou no chão do banheiro e deu um tapa na própria companheira durante o voo. Ao ser orientado a mudar o comportamento, sob pena de ser retirado do avião ao aterrissar, ele fez a ameaça de morte aos funcionários. Com isso, acabou levado para o fundo da aeronave, para diminuir o tumulto.
Segundo a PF, o passageiro, cuja identidade não foi divulgada, é brasileiro e possui cidadania norte-americana. Ele foi detido “aparentemente embriagado”, assim que a aeronave pousou na capital do Pará. A esposa foi ouvida pelas autoridades e fez a denúncia, solicitando medida protetiva de urgência contra o companheiro.
A companhia aérea preencheu o formulário de retirada de passageiro, em que descreve que o homem estava embriagado e proferindo discurso de ódio e ameaças de morte. O relatório ainda apontou falas homofóbicas contra os tripulantes.
A PF afirmou que o homem foi autuado por agressão à esposa, ameaça, injúria racial e violência psicológica, além de atentado contra a segurança de transporte aéreo. Ele foi encaminhado ao Sistema Penal. Após a parada não programada em Belém, a aeronave seguiu ao destino final, Fortaleza.