Longe das redes sociais há anos, a escritora e jornalista Julia Tolezano da Veiga Faria, conhecida como Jout Jout, falou sobre a decisão de se afastar. No episódio de estreia do podcast “Quem Sai, Quem Fica”, de Chico Felitti e Beatriz Trevisan, a produtora de conteúdo admitiu sentir saudade do antigo trabalho. Porém, ela não pretende retornar para este meio.
Atualmente, Jout Jout mora em uma cidade de apenas mil habitantes – cujo nome não foi revelado -, em uma casa simples, sem televisão, Wi-Fi, internet e sem WhatsApp no celular. Apesar do distanciamento das redes, ela abordou os pontos positivos de ter sido uma das veteranas da internet.
“Sinto [saudade] de várias coisas. Era muito bom. Eu me diverti muito, foi muito divertido ser youtuber do jeito que eu fui, pelo menos. Eu vim pra Terra pra conversar, essa é a minha missão”, declarou ela. No entanto, Julia não se arrepende de ter escolhido a vida offline, e destacou que gostaria de vivenciar mais “relações carnais”, ou seja, ter o contato com outras pessoas “de carne e osso”.
Beatriz, então, quis saber se a influencer já conseguiu se desvencilhar de Jout Jout depois de quatro anos sumida. “Sim. A minha vizinha na Chapada, onde eu tenho terreno, é da roça, sempre viveu ali, está 50 anos ali. Ela está tendo acesso à internet agora pra mandar áudio no WhatsApp pras amigas”, explicou Julia.
“Eu sempre passo na casa dela, a gente conversa. Depois de 50 encontros que a gente teve, ela falou assim: ‘Vem cá, e você trabalha com o quê?’. Aí eu falei: ‘Eu faço uns vídeos na internet’. Nessa época, eu ainda fazia o [programa do] GNT. E ela: ‘Ah tá, eu achei que você era bancária, tem uma mãozinha fina. Não tem um calo'”, recordou ela, aos risos.
Em seguida, a escritora disse que almejava esse anonimato. “Era isso que eu queria. A gente partia da conversa de um lugar igual. Um lugar de ‘eu não te conheço’, ‘você não me conhece’, e a gente traz coisas sem esperar quase nada uma da outra”, refletiu.
Jout Jout ressaltou ter se refugiado para a roça, onde construiu outra casa simples para morar com seu filho, além da principal. A residência não tem banheiro, nem água encanada e é afastava da civilização. “A gente passou três meses na roça, nesse terreno. Foi a primeira vez que a gente voltou pra cidade desde que [meu filho] nasceu. É muito interessante essa vivência. A gente fez uma casa de palha e pedra, só um quadradinho pra ter um teto. Chão tem”, brincou.
Vida simples
No papo, Julia também detalhou como tem sido sua vida ao longo desses anos. “A vida que a gente se propõe a viver lá é uma ocasião pra se exercitar. Você não tira uma hora pra fazer isso. Ir tomar banho de rio é um exercício, lavar roupa é um exercício. Tudo é uma delícia e também não é. Mas é você lavar a roupa na mão, fica forte, depois você coloca a roupa dentro do cesto pesado porque a roupa tá molhada. De um lado vem o cesto, do outro o neném, e você sobe a pedra, faz a trilha”, descreveu ela.
“Quando a gente sai da internet, dessa coisa de controlar tudo o tempo todo, a gente deixa a vida controlar”, observou. A youtuber ainda entregou como se mantém desde que parou de trabalhar. “Eu parei de trabalhar. Estou totalmente dedicada ao lar e percebendo que eu nunca soube me dedicar a isso. Tipo, lavar roupa, fazer comida, lavar toda a louça, varrer, passar pano”, narrou.
Contudo, isso só foi possível, pois Julia diminuiu seus gastos “abruptamente”. Ela e seu cozinheiro vivem em um lugar simples, plantam o que consomem e cozinham. “[Estou] aprendendo a viver, né? Me manter limpa, alimentada. Viva. Eu terceirizava muito o ‘me manter viva’, sabe?”, salientou.
A influencer também revelou o que tem sido mais prazeroso nessa nova realidade: “O que eu tenho gostado mais é de ser dona de casa. Exige coragem, mas é bom demais. No final das contas, cuidar da sua casa, cuidar de você, da sua família e perceber a sua família cuidando de você. Todo mundo cuidando da casa e cuidando de si. Quando existe essa vontade e todo mundo compartilha dela”.
Jout Jout, então, esclareceu o processo pelo qual passou antes de encontrar seu ponto de equilíbrio. “Eu saí do canal [do YouTube] e fui morar na floresta. Meu corpo ficou incrível, saudável, forte, disposto, zero bala. Porém, minha alma… Eu não tinha com quem falar. Eu fiquei meio isolada um tempo, com a alma murchando. E a minha ideia é juntar os dois”, completou.
Comentários ativos nas redes
A youtuber reagiu aos comentários na internet de fãs que pedem por seu retorno. “Eu vejo isso com bons olhos, não como uma cobrança. Vejo como uma porta aberta, sabe? Acho que essa é a resposta (…) Os relatos que eu recebo presencialmente são muito bons, geralmente. É uma parada que envolve um abraço longo”, declarou.
“Me perguntam: ‘Você tem ideia do que foi?’. E eu falo: ‘Não, não tenho ideia’. Mas rola um momento de gratidão sincera. Eu acho maravilhoso. Eu recebo totalmente de olho fechado”, acrescentou Julia.
Maternidade
A escritora também confessou ter mudado completamente ao se tornar mãe. “Eu até me emociono, porque é inexplicável. Sabe quando falam assim: ‘Você vai se tornar mãe e tudo vai mudar’. E você fala: ‘Ah tá bom’. Vai mesmo. Você não imagina como vai ser, é outra parada. Não tem como alguém te avisar o que vai ser, só você”, garantiu.
Diante dos poucos detalhes sobre sua maternidade, Jout Jout antecipou que não pretende abordar o assunto publicamente. “Maternidade é um assunto que eu definitivamente não quero falar na internet. Meu Deus, não tem como falar desse assunto, é muito particular”, concluiu.
Ouça o podcast completo: